Portal dos Dragões
·20 Februari 2026
Mundial de Clubes: equipas frustradas com falta de pagamento da FIFA

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·20 Februari 2026

Sete meses depois do Mundial de Clubes, que terminou com a vitória do Chelsea por 3-0 sobre o PSG, a FIFA ainda não entregou os cerca de 212 milhões de euros prometidos aos clubes das primeiras divisões (aproximadamente 57 mil euros por clube). Não existe uma previsão de quando esses montantes serão atribuídos.
De acordo com o The Guardian, não há sinais de que a entidade que gere o futebol mundial vá deixar de pagar este mecanismo de solidariedade. Ainda assim, os clubes de ligas mais pequenas mostram-se cada vez mais descontentes com a demora. Os prémios destinados aos participantes já foram todos pagos, num total de 926 milhões de euros, mas os cerca de 57 mil prometidos são fundamentais para a maioria dos clubes em espera, podendo mesmo representar uma tábua de salvação, escreve o jornal inglês.
Uma das questões sensíveis é a probabilidade reduzida de que os clubes das seis confederações recebam montantes idênticos. Além disso, algumas federações não têm um mecanismo para repartir esses fundos. Fontes da FIFA referem que decorrem discussões regulares com as confederações e com os clubes sobre a distribuição do dinheiro.
A decisão tardia da FIFA relativamente ao acordo de financiamento para o torneio dificilmente terá acelerado o processo. Recorde-se que só em março do ano passado – três meses antes do início da prova – foram definidos os prémios e o mecanismo de solidariedade. Os 926 milhões de euros foram acordados depois da DAZN, financiada pela Arábia Saudita, adquirir os direitos de transmissão e emitir os jogos gratuitamente em todo o mundo.









































