Zerozero
·19 Maret 2026
Muralha azul e branca imune a invasões alemãs

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·19 Maret 2026

«Quando alguém se atrever a sufocar, o grito audaz da tua ardente voz (…) Então verás vibrar, a multidão num grito só de todos nós», assim cantam os adeptos do FC Porto na antecâmara dos jogos que realizam em casa. E assim foi. A invasão alemã - milhares de adeptos do Stuttgart deslocaram-se à cidade Invicta - bem tentou, mas foi o rugido do Dragão que prevaleceu nesta noite europeia.
A turma de Francesco Farioli já sabia ao que vinha, mas travar a tropa de Sebastian Hoeness não foi missão nada fácil. O Stuttgart não só igualou, como superou o FC Porto nos seus próprios princípios: fisicalidade, pressão alta e marcação homem a homem em todo o terreno. Montados num surpreendente 3-5-2, os alemães foram um puzzle por decifrar até ao golo portista.
Dois avançados (Undav e Demirovic) a fixar a defesa azul e branca, um lateral esquerdo à direita (Max Mittelstadt), um trio de médios com um ala a '10' (Bilal El Khannouss). Um risco tomado por Hoeness e que apanhou Farioli desprevenido. No meio desta 'surpresa' tática, ia ameaçando o Stuttgart.
Chabot aos 2', Fuhrich aos 8', Undav aos 12', novamente Chabot aos 18'. O sinónimo em todos os lances? Diogo Costa. O guardião português brilhou na primeira parte da partida e foi a razão para os dragões irem para os balneários sem golos sofridos.
No meio deste sufoco alemão, eis que, caído do céu, surge o golo azul e branco. Zaidu ganhou coragem, driblou o seu opositor e lançou Borja na profundidade. O espanhol foi feliz no ressalto com o opositor e o esférico chegou, como se de um presente se tratasse, aos pés de William Gomes. Nubel estava batido e nada pôde fazer (21').
O golo portista serviu para abanar a comitiva alemã - tanto no relvado, como nas bancadas -, mas não por muito tempo. Os germânicos voltaram à carga e Diogo Costa, o líder da muralha azul e branca, voltou a brilhar. Destaque para as paradas aos 30 e aos 32, a remates de El Khannouss e Fuhrich, respetivamente. No regresso aos balneários o resultado era de 1-0.
Na segunda metade a toada intensificou-se. O Stuttgart veio com tudo, assumiu as despesas da partida e encostou o conjunto azul e branco lá atrás. Aos 54' já Deniz Undav tinha obrigado Diogo Costa a uma intervenção sensacional. Daí para frente o filme foi sempre o mesmo: FC Porto a fazer das tripas coração - exibição de muita solidariedade coletiva - e os alemães a tentarem de todas as formas e feitios reabrir a eliminatória.
Entre tais 'formas e feitios', a turma portista foi espreitando, através de contra-ataques, a baliza adversária. Empurrados, essencialmente, pelo fresquinho Froholdt (havia entrado para o lugar do lesionado Rodrigo Mora), os dragões pecaram várias vezes na hora de decidir. Mas 'água mole em pedra dura, tanto bate até que fura', certo? E assim foi!
Froholdt batalhou lá à frente, recuperou o esférico e enviou um míssil à baliza de Nubel. É um tratado o dinamarquês. Golo esse que, além de fazer Farioli levar as mãos à cabeça - literalmente -, levou também o FC Porto aos quartos da Liga Europa.
Sporting, SC Braga e FC Porto. Portugal faz o hat-trick nesta ronda europeia e, para os azuis e brancos, agora segue-se uma cara duplamente conhecida: o Nott'm Forest de Vítor Pereira.
Diogo Costa (FC Porto): O que dizer? É o capitão e pilar maior desta equipa. Destemido a sair dos postes e instransponível entre eles. Restam poucos elogios a fazer a um dos guardiões menos batidos da Europa. Com bola também há pouco de novo que se possa dizer. É um fenómeno! Dificulta a vida aos adversários pela qualidade técnica que possui e a assertividade no passe longo, que faz a equipa saltar linhas com uma precisão singular.
Victor Froholdt (FC Porto): O médio dinamarquês entrou para o lugar de Rodrigo Mora e foi o shot de energia que os dragões tanto necessitavam. Transportou a equipa para a frente e cobriu terreno de uma forma que só ele consegue fazer. Culminou a sua exibição com um lance à sua imagem: venceu dois duelos, recuperou a bola e depois disparou com raiva para o fundo da baliza adversária.
Anthony Taylor foi severo de mais na amostragem dos cartões na primeira metade. Aos 25 minutos já três jogadores do FC Porto tinham visto a cartolina amarela. Quis ser protagonista, ao contrário do que tanto se defende em Inglaterra. Não teve lances polémicos, mas foi certeiro nos duelos de maior atrito e que exigiram mais atenção. Exibição sólida no geral.

Onze do FC Porto:
Diogo Costa, Alberto Costa, Thiago Silva, Jan Bednarek, Zaidu Sanusi, Pablo Rosario, Rodrigo Mora, Seko Fofana, William Gomes, Terem Moffi, Borja Sainz

Onze do Stuttgart:
Alexander Nübel, Luca Jaquez, Julian Chabot, Ramon Hendriks, Max Mittelstadt, Angelo Stiller, Atakan Karazor, Bilal El Khannouss, Deniz Undav, Chris Fuhrich, Ermedin Demirovic

Recorde-se que o FC Porto venceu a 1ª mão, na Alemanha, por 1-2. Está em jogo um lugar nos quartos de final.
1':

Começou a partida!
2':

Stuttgart: Julian Chabot
respondeu ao livre indireto e surgiu ao segundo poste a cabecear para boa defesa de Diogo Costa
8':

Stuttgart: Chris Fuhrich
rematou de primeira, depois de Stiller acertar na barreira, e viu Diogo Costa fazer uma defesa estrondosa
9':

VAR analisa:
possível falta de Alberto Costa no momento do corte, mas manda seguir prontamente
11':

FC Porto: Terem Moffi
tentou um remate de calcanhar e acertou em cheio num defesa. Na retina fica uma bela jogada pela direita de Alberto Costa e William Gomes
12':

Stuttgart: Deniz Undav
que perdida! Grande arrancada de Fuhrich na esquerda, que aproveitou a passividade defensiva e cruzou rasteiro para o coração da área. O colega rematou de primeira e saiu a rasar o poste
21':

GOLO FC Porto! William Gomes marca
William Gomes marca o seu 3º golo na prova (9 jogos) William Gomes marcou o seu 12º golo na equipa (48 jogos)
Marcam os dragões! Completamente contra a corrente do jogo! Bela jogada de Sainz pela esquerda, com o espanhol a entrar na área e a tentar servir um colega. A bola dividida com um adversário acaba a isolar William Gomes na cara do golo e este encosta para o 1-0!
29':

FC Porto: Zaidu Sanusi
que perigo! Contra-ataque vertiginoso de Sainz pela direita e este fez um belo passe a desmarcar Zaidu na esquerda da área. O lateral rematou de primeira, e em esforço, e saiu à figura de Nubel
30':

Stuttgart: Bilal El Khannouss
recebeu à entrada da área e rematou rasteiro e cruzado para grande defesa de Diogo Costa
32':

Stuttgart: Chris Fuhrich
recebeu na esquerda da área, puxou para o meio e rematou num arco quase perfeito, apenas parada por uma grande defesa de Diogo Costa
36':

FC Porto: Borja Sainz
viu a bola sobrar-lhe na entrada da área e rematou de primeira, com a bola no ar. Passou muito perto da barra
42':

FC Porto: Rodrigo Mora
ui ui ui! O luso recebeu à entrada da área, driblou um defesa com classe e rematou rasteiro, colocadíssimo. Passou a rasar o poste
45 +2':

45 minutos muito complicados para o FC Porto no Estádio do Dragão, mas nada que não fosse de prever. O Stuttgart replica o estilo de jogo habitual dos dragões: pressão alta, fisicalidade em todos os momentos e marcação homem a homem no campo todo. O golo dos dragões caiu do céu - belo trabalho de Zaidu no início da jogada - e garante uma tranquilidade diferente à turma de Francesco Farioli na eliminatória. Os alemães têm encontrado espaços para alvejar a baliza de Diogo Costa, principalmente de fora da área. Até ao momento, o guardião português é o homem do jogo. Que venham os segundos 45 minutos!
54':

Stuttgart: Deniz Undav
que perdida! Bola bem trabalhada na meia esquerda, foi servido no coração da área e rematou para defesa enorme de Diogo Costa!
60':

Stuttgart: Deniz Undav
foi muito bem desmarcado no coração da área com um passe picado e tentou um chapéu de primeira, mas saiu ao lado. Pedia-se melhor
71':

GOLO FC Porto! Victor Froholdt marca
Victor Froholdt marca o seu 1º golo na prova (10 jogos) Victor Froholdt marcou o seu 6º golo na equipa (40 jogos)
Que golaço! O dinamarquês recuperou a bola à entrada da área do Stuttgart, puxou para o pé esquerdo e , com uma autêntica bomba, fez o 2-0
77':

Cartão vermelho para Nikolas Nartey (Stuttgart)
Nikolas Nartey vê o seu 1º vermelho na prova (5 jogos)
78':

Dois amarelos para Nartey em menos de dois minutos, ambos por faltas duras e fora de tempo.
90':

FC Porto: Martim Fernandes
aproveitou um grande trabalho de Froholdt na área e surgiu na direita da mesma a rematar cruzado. Passou a rasar o poste
90 +1':

O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:

Diogo Costa (FCP) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Que exibição monstruosa do guardião português, que foi uma autêntica muralha e impediu a reação alemã.









































