
Calciopédia
·18 April 2025
Na 33ª rodada da Serie A, a Inter fará ‘jogo mais importante da temporada’ contra o Bologna

In partnership with
Yahoo sportsCalciopédia
·18 April 2025
“O jogo mais importante do ano”: foi assim Giuseppe Marotta, presidente da Inter, definiu o confronto com o Bologna, quinto colocado da Serie A, pela 33ª rodada da competição. “Na minha opinião, é o compromisso crucial da temporada, contra um time que, por sua vez, também dá a este duelo a mesma importância. Está em disputa ali, uma fatia considerável dos nossos objetivos”, defendeu o cartola. Ao mesmo tempo, o Napoli, que persegue os nerazzurri na briga pelo scudetto, encara o Monza, virtualmente rebaixado à segundona.
Além de ser vital na corrida pelo título, a partida entre Bologna e Inter também irá interferir na luta por vagas em competições europeias – tal qual o jogo entre Milan e Atalanta, outro destaque da 33ª rodada do Campeonato Italiano. Juventus, Lazio, Roma e Fiorentina, por sua vez, podem se beneficiar desses duelos complicados dos rivais, visto que encaram adversários da metade inferior da tabela. Vale destacar ainda que teremos um importante confronto direto no Z3, entre Empoli e Venezia, que ainda sonham em escapar do rebaixamento. Por fim, se atente: devido as festividades de Páscoa, a jornada começará no sábado e terá quatro pelejas disputadas na segunda, que é feriado na Itália.
Bologna x Inter
Após superar o Bayern de Munique e garantir a classificação para as semifinais da Champions League, a Inter busca agora, vencer o Bologna para manter a vantagem de três pontos para o Napoli na Serie A. Considerando a agenda mais complicada que os nerazzurri têm em relação aos partenopei, não é à toa que o presidente Marotta defina o jogo como o mais importante do ano: preservar a distância para o rival significaria ter mais tranquilidade para encarar a maratona de jogos que estão disputando em três competições. A Beneamata fará nove partidas em abril contra apenas quatro dos napolitanos. Por sua vez, os bolonheses, atualmente na quinta posição do Italiano, tentarão aproveitar o desgaste do adversário para seguir firme na briga por mais uma vaga na Liga dos Campeões.
A Inter é a segunda equipe que mais vezes derrotou o Bologna na Serie A, ficando atrás apenas da Juventus – os nerazzurri conquistaram 75 vitórias em 155 jogos, enquanto os bianconeri obtiveram 79. A Beneamata tenta voltar a vencer fora de casa no campeonato após o empate contra o Parma, enquanto o time rossoblù, que havia chegado a cinco triunfos consecutivos na competição, tenta evitar a segunda derrota em sequência, o que não ocorre desde janeiro de 2023.
O duelo entre Bologna e Inter acontecerá no domingo de Páscoa, algo que já ocorreu outras quatro vezes na Serie A, com um balanço de duas vitórias para cada lado. Para tentar desempatar a estatística, a Beneamata não terá Thuram, com fadiga muscular, mas poderá apostar na lei do ex, com Arnautovic, melhor em campo no triunfo sobre o Cagliari, na semana passada. O austríaco terá a chance de igualar o número de gols marcados no campeonato de 2023-24, mas com 13 aparições a menos.
Prováveis escalações
Bologna: Ravaglia; Holm. Beukema, Lucumí, Lykogiannis; Freuler, Pobega; Orsolini, Odgaard, Ndoye; Castro.
Inter: Sommer; Bisseck, De Vrij, Bastoni; Zalewski, Barella, Çalhanoglu, Mkhitaryan, Dimarco; Arnautovic, Lautaro.
Monza x Napoli
Depois de bater o Empoli com tranquilidade, o Napoli terá os retornos de Di Lorenzo e Anguissa, suspensos na última rodada, e visa derrotar outro time que luta contra o rebaixamento para seguir na cola da Inter. A equipe de Antonio Conte só não terá força total no sábado pois David Neres se lesionou no derradeiro treino antes da partida e será desfalque. Porém, ainda que sem o brasileiro, os azzurri terão a oportunidade de jogar a pressão para os nerazzurri, que terão um confronto mais difícil e entram em campo só depois do rival. E, convenhamos, a missão dos partenopei não deve ser das mais complicadas: o Monza está virtualmente condenado à Serie B, visto que está 11 pontos distante do Lecce, 17º colocado, com apenas 18 em disputa.
Nas duas ocasiões em que recebeu o Napoli pela Serie A, o Monza marcou ao menos dois gols – os brianzoli venceram um e perderam o outro jogo. Por outro lado, balançou as redes pelo menos duas vezes em três dos cinco duelos que fez com os bagai pelo campeonato. Curiosamente, passou em branco nos outros. De qualquer forma, a viagem até a Lombardia representa a oportunidade perfeita para os partenopei voltarem a vencer como visitantes, algo que não acontece há cinco partidas, nas quais somaram quatro empates e uma derrota – desde fevereiro, aliás, o time de Conte é o que mais empatou na Serie A, com seis resultados iguais em 10 rodadas.
Na Lombardia, o Napoli encara o virtualmente rebaixado Monza na expectativa de se igualar à Inter (Getty)
Milan x Atalanta
A última rodada, positiva para ambas as equipes, viu Milan e Atalanta voltarem a vencer no campeonato e contarem com o fato de que adversários pelos mesmos objetivos deixaram pontos pelo caminho. O Diavolo ainda conserva alguma esperança de brigar por vaga na Champions League e bater a Dea, hoje 10 pontos à frente, é fundamental para que essa exígua chama continue acesa. Ao mesmo tempo, o técnico Sérgio Conceição precisará decidir se mandará força total a campo no domingo ou se irá priorizar o jogo de volta das semifinais da Coppa Italia, contra a Inter, que representa a última chance de faturar outro troféu em 2024-25. Do outro lado, os nerazzurri encerrarão, neste fim de semana, uma dura sequência, que ainda teve confrontos com Juventus, Inter, Fiorentina, Lazio e Bologna.
O Milan chegou a ter cinco jogos de invencibilidade na Serie A contra a Atalanta, mas perdeu dois dos últimos três confrontos. Em caso de novo tropeço neste domingo, poderá chegar à segunda derrota consecutiva para a Dea no campeonato, o que não ocorre desde janeiro de 2015. Algo bem factível, não só porque o confronto é aberto, mas também considerando estatísticas. Afinal, o Diavolo levou gols como mandante em sete dos oito derradeiros compromissos em San Siro e a equipe de Gian Piero Gasperini é a melhor visitante da atual edição do certame – ainda que busque reencontrar os triunfos longe de seus domínios após a queda para a Fiorentina.
Sábado, 19/4, 10h Como x Lecce
Sábado, 19/4, 15h45 Roma x Verona
Domingo, 20/4, 10h Empoli x Venezia
Segunda, 21/4, 7h30 Torino x Udinese
Segunda, 21/4, 10h Cagliari x Fiorentina
Segunda, 21/4, 13h Genoa x Lazio
Segunda, 21/4, 15h45 Parma x Juventus