Nação Flamengo! Clube protocola pedido para reconhecimento como patrimônio cultural imaterial do Brasil no Iphan | OneFootball

Nação Flamengo! Clube protocola pedido para reconhecimento como patrimônio cultural imaterial do Brasil no Iphan | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·16 Maret 2026

Nação Flamengo! Clube protocola pedido para reconhecimento como patrimônio cultural imaterial do Brasil no Iphan

Gambar artikel:Nação Flamengo! Clube protocola pedido para reconhecimento como patrimônio cultural imaterial do Brasil no Iphan

Flamengo deu um passo para reconhecimento ainda maior, da ONU


A Nação Flamengo está cada vez mais perto dos reconhecimentos nacionais e internacionais. Nesta segunda-feira (16), o clube deu mais um passo para ter o ‘selo’ da Organização das Nações Unidas (ONU). O Mais Querido protocolou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o pedido para que a torcida seja reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

O documento foi entregue pelo maior ídolo da história do clube, Zico, ao presidente do IPHAN, Leandro Grass, e ao diretor de Patrimônio Imaterial da instituição, Deyvesson Gusmão, na visita ao acervo do Patrimônio Histórico do clube, na Gávea. O Rubro-Negro segue contando com as assinaturas dos torcedores para seguir alavancando os números.


Video OneFootball


O Flamengo é uma Nação. Uma Nação sem fronteiras. Uma Nação de 45 milhões de pessoas que fala a mesma língua, que compartilha a mesma paixão e que se reconhece em qualquer parte do mundo —, afirmou Zico, em novo vídeo destinado à Nação.

O QUE PENSA O IPHAN, AFINAL?

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, afirmou que o pedido apresentado pelo Flamengo abre um diálogo relevante sobre o reconhecimento de elementos culturais ligados ao futebol no Brasil. Segundo ele, a proposta de registrar a chamada Nação Rubro-Negra como patrimônio imaterial representa uma possibilidade inovadora dentro da política nacional de patrimônio.

A iniciativa do Flamengo junto ao Iphan vem acompanhada de um chamado para que a Nação se mobilize em torno da petição pública lançada ano passado pelo reconhecimento na ONU. Em resumo, o documento já reúne cerca de 600 mil assinaturas e a meta agora é alcançar 1 milhão de adesões. Desse modo, os torcedores podem registrar seu apoio na página peticao.flamengo.com.br.

Lihat jejak penerbit