Esporte News Mundo
·12 November 2025
Não só Maracanã: Nilton Santos também pode ser vendido

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·12 November 2025

O deputado estadual Alexandre Knoploch (PL) apresentou uma emenda nesta quarta-feira (12), durante votação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sugerindo a venda do terreno do Estádio Nilton Santos pelo Governo do Estado.
Knoploch é o relator da proposta que autoriza a venda de imóveis públicos pelo governo fluminense e também coordena o grupo de trabalho da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), responsável por definir o texto final. O deputado já havia incluído o Maracanã entre os imóveis que podem ser negociados.
Segundo ele, apesar de o estádio ser concedido ao Botafogo pelo município do Rio, o terreno pertence ao Estado.
— Saibam vocês que o Engenhão, o estádio do Engenhão, está em um terreno do estado. Aquela região que o Engenhão está, toda aquela área é da Central Logística. Então a gente também está fazendo uma emenda colocando o terreno do Engenhão à venda pelo Estado – afirmou Knoploch.
Além do Engenhão, o parlamentar disse que pretende incluir rodoviárias como as de Novo Rio, Niterói, Nova Friburgo e Nova Iguaçu na lista de bens que podem ser colocados à venda.
— A gente não quer que terminem as rodoviárias, só que não faz sentido algum o Estado ser o detentor disso, quando podem ter empresas que comprem essas unidades e administrem por sua conta. O Estado vai fazer o papel de fiscalizar – completou o deputado.
A votação definitiva do projeto estava prevista para esta quarta, mas foi adiada após a apresentação de novas emendas. A expectativa é que o texto revisado volte ao plenário na próxima quarta-feira (19).
O Estádio Nilton Santos pertence ao município do Rio de Janeiro e é administrado pelo Botafogo, que detém a concessão do espaço até 2037. Ainda não há informações sobre como a proposta poderia afetar esse contrato.









































