oGol.com.br
·18 Februari 2026
Newcastle aniquila o Qarabag em 45 minutos e passeia nos playoffs da Liga dos Campeões

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·18 Februari 2026

Somente um milagre impede a classificação do Newcastle para as oitavas de finais da Liga dos Campeões. No jogo de ida, no Azerbaijão, o clube inglês massacrou o Qarabag e precisou de apenas 45 minutos, com uma atuação de gala de Anthony Gordon, para ficar muito próximo da vaga.
O atacante marcou quatro gols, todos no primeiro tempo, e comandou a goleada dos Magpies por 6 a 1. Na próxima terça, os dois times se reencontram em St. James Park para um duelo protocolar.
A noite em Baku foi de uma aula de eficiência do Newcastle e completo show de erros da defesa do Qarabag. Foram 45 minutos de domínio intenso, cinco gols marcados pelos visitantes e um caminhão de oportunidades salvas pelo goleiro Mateusz Kochalski para evitar um vexame ainda mais histórico.
No primeiro ataque, o time inglês envolveu a defesa adversária com extrema facilidade e iniciou a atuação de gala de Anthony Gordon. Com apenas três minutos, Dan Burn avançou pela direita e esticou para o atacante entrar livre na área, batendo cruzado.
O início ideal para o Newcastle era apenas uma degustação do que vinha pela frente. Cinco minutos mais tarde, Malick Thiaw subiu, completamente desmarcado, na pequena área e completou cruzamento de Trippier nas redes: 2 a 0.
A vantagem construída com menos de dez minutos esfriou a festa no Azerbaijão, mas não amenizou o ritmo frenético dos Magpies. Disposto a resolver a classificação em 45 minutos, o time de Eddie Howe continuou de forma avassalador. Aos 30, o VAR apontou toque no braço do brasileiro Matheus Silva, configurando pênalti para os visitantes Na cobrança, Gordon deslocou o goleiro e ampliou.
O prejuízo, que já era praticamente irreversível para o Qarabag, se tornou em vexame na mesma velocidade. Na saída de bola, a defesa mandante empilhou erros e Gordon aproveitou para driblar o goleiro e completar o hat-trick em 29 minutos.
Nos intervalos, entre uma bola na rede e outra, a defesa azerbaijana persistiu com dificuldades para ceifar os espaços dos visitantes e, mesmo com o placar elástico, contou com uma atuação providencial do seu goleiro para impedir um resultado ainda mais catastrófico.
Porém, nos acréscimos, mais uma vez a defesa errou na saída de bola, perdeu a posse na frente da área e possibilitou que Nick Woltemade ficasse cara a cara com Kochalski. O atacante alemão buscou o drible e foi derrubado. Pênalti novamente cobrado com qualidade por Gordon, fechando a goleada no primeiro tempo em 5 a 0.
Embora o resultado definido em 45 minutos e a classificação praticamente encaminhada, os dois times dispensaram a monotonia na etapa final e garantiram boas emoções até o final da partida.
Sem preservações, o Newcastle indicou a manutenção da sua postura agressiva e apresentou um ritmo parecido nos minutos iniciais, mas logo desacelerou e deixou o Qarabag diminuir o prejuízo.
Mesmo com a classificação distante, o clube do Azerbaijão jogou pela sua honra e pressionou o Newcastle até encontrar o seu gol na partida. Em jogada pela esquerda, Elvin Cafarquliyev invadiu a área, bateu cruzado e contou com uma colaboração de Nick Pope para descontar.
O gol de honra serviu como alento para os donos da casa ensaiarem uma blitz no campo de ataque. Eddie Howe precisou renovar o ímpeto dos ingleses para interromper o bom momento do Qarabag.
Entre os escolhidos, Jacob Murphy precisou de apenas quatro minutos e, no seu primeiro toque na bola, surgiu pela esquerda, soltando um canhotaço, que desviou no meio do caminho. Bola na rede e placar fechado. Newcastle 6 a 1 em Baku.









































