Nova bronca no Benfica! Alegada corrupção em negócios obscuros com clube amigo de Jorge Mendes | OneFootball

Nova bronca no Benfica! Alegada corrupção em negócios obscuros com clube amigo de Jorge Mendes | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·14 Oktober 2025

Nova bronca no Benfica! Alegada corrupção em negócios obscuros com clube amigo de Jorge Mendes

Gambar artikel:Nova bronca no Benfica! Alegada corrupção em negócios obscuros com clube amigo de Jorge Mendes

O Ministério Público avançou para uma investigação sobre vários negócios entre Peter Lim, proprietário do Valência, e ex-dirigentes do clube che com o Benfica, depois de Miguel Zorío, antigo vice-líder do emblema valenciano, ter denunciado o caso por alegada corrupção internacional e falsidade contabilística nos negócios a envolver Rodrigo e André Gomes.

De acordo com o que revelou o antigo responsável do conjunto que alinha no Mestalla à publicação do país vizinho, Levante-EMV, o referido ministério permitiu que a reunião com as autoridades, realizada a 11 de julho, na sede da Procuradoria-Geral da República, fosse revelada por escrito.


Video OneFootball


Com base nos relatórios financeiros submetidos pelos encarnados à CMVM, o ex-vice presidente do Valência especificou a informação previamente enviada a dois inspetores especializados em crimes de natureza económica e a dois procuradores do DCIAP - Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

M. Zorío: "Grande parte do dinheiro pago pelo Valência ao Benfica nunca chegou aos cofres"

Segundo as declarações de Zorío, os dossiês "demonstram que grande parte do dinheiro pago pelo Valência ao Benfica nunca chegou aos cofres" das águias, suspeitando-se de operações efetuadas entre Peter Lim, Jorge Mendes e a Meriton Holdings, firma do empresário de Singapura. A investigação foi aberta no último mês de fevereiro, após Zorío ter apresentado documentos suplementares sobre as transações financeiras entre águias e valencianos e saiu reforçada com a invocação da sentença do Tribunal Arbitral do Desporto por parte do mesmo.

Pelo que diz Zorío, o Valência contraiu um empréstimo de 100 milhões de euros junto da Meriton para que as transferências de nomes como Enzo Pérez ou João Cancelo - além das já citadas - fossem concretizadas. "Se a tudo isto acrescentarmos que o Valencia pagou 85 milhões de euros pelos quatro jogadores - mais 10 milhões em variáveis por Rodrigo -, que o Benfica ficou com uma percentagem significativa da venda posterior dos mesmos e que, desses 85 + 10 milhões de euros, apenas 52 milhões chegaram a Lisboa, vemos que a operação serviu para injetar dinheiro nos delicados cofres do Benfica e nas importantes contas da Meriton, roubando o Valencia", esclareceu.

Recentemente, Rui Costa foi constituído arguido por um negócio feito com um emblema russo. Em causa estão 70 mil euros relacionados com a venda de Germán Conti. Dinheiro veio do Lokomotiv de Moscovo, algo que as regras europeias não permitem (Saiba mais AQUI).

Vieira diz que é amigo de Frederico Varandas:

Lihat jejak penerbit