90min
·4 Oktober 2025
Nova Champions vem aí? Veja detalhes da proposta final enviada por clubes à Uefa

In partnership with
Yahoo sports90min
·4 Oktober 2025
Quem aí se lembra quando grandes clubes, como Barcelona e Real Madrid, ameaçaram romper relações com a Uefa e criar uma competição que substituiria a Champions League? Em um primeiro momento, foi preciso recuar. Mas, agora, as partes se aproximaram, tanto que a A22 (empresa que representa os times da chamada Superliga) e emissários merengues e culés têm mantido negociações com a principal entidade do futebol europeu na tentativa de se fechar um acordo, que apontaria para uma evolução do atual formato de disputa da principal competição da Europa.
Florentino Pérez, presidente do Real, é protagonista nas negociações / Jean Catuffe/GettyImages
Abaixo, com base em informações do jornal Mundo Deportivo, o 90min detalha como é esta proposta final encaminhada à Uefa, que ainda precisa bater o martelo em cima dela e, assim, avalizar o que os clubes pleiteiam para o futuro do futebol no Velho Continente.
A chamada 'nova Champions' seguiria no formato de liga, com 36 clubes participando desta etapa. No entanto, eles seriam divididos em dois grupos. Os 18 melhores do ranking da Uefa ficariam de um lado e jogariam suas oito partidas entre eles. Os outros 18, por óbvio, se enfrentariam entre si.
Ao final dos confrontos, os oito melhores do Grupo 1 (de ranking superior) se classificariam automaticamente para as oitavas de final, e os demais cruzariam com os oito melhores do Grupo 2 (de ranking inferior) para definir os donos das outras oito vagas do mata-mata. Neste chaveamento, o nono colocado do Grupo 1 enfrentaria o classificado do Grupo 2 com menor pontuação e assim por diante.
A intenção dos clubes é disputar partidas mais equilibradas e, por consequência, mais atraentes para o público. Claro, os participantes da Champions seguiram oriundos das ligas nacionais. E não haveria uma troca de nome do torneio.
A proposta da A22 é que esta nova Champions tenha lugar no calendário a partir de 2027. Afinal, é quando deve-se iniciar nova negociação para a comercialização dos direitos de transmissão do torneio. Agora, a palavra está com a Uefa.
Langsung