Novo Flamengo Feminino: Celso Silva explica metas e planejamento para 2026 | OneFootball

Novo Flamengo Feminino: Celso Silva explica metas e planejamento para 2026 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola

MundoBola

·6 Februari 2026

Novo Flamengo Feminino: Celso Silva explica metas e planejamento para 2026

Gambar artikel:Novo Flamengo Feminino: Celso Silva explica metas e planejamento para 2026

O Flamengo feminino estreia em 2026 na próxima terça-feira (10), contra o Vasco, pela Copa Rio. Clássico que será o início de uma nova fase do projeto. Em entrevista ao MundoBola Flamengo, o técnico Celso Silva falou sobre a reformulação do elenco, a aposta em jogadoras da base e os objetivos do clube no Brasileirão Feminino.

A temporada inicia com um elenco reformulado e maior presença de atletas formadas no clube. Segundo Celso Silva, a principal mudança aparece no dia a dia de trabalho, especialmente na forma de lidar com jogadoras que ainda vivem processos de formação e transição para o profissional.


Video OneFootball


“Apesar de ter muitas meninas subindo com qualidade técnica e experiência de seleções de base, ainda são atletas em processo de formação. Algumas estão no sub-20, outras rompendo essa idade agora. A abordagem com elas é diferente, num misto de cobrança e ensino, mas aproveitando muito essa sede que elas têm de querer fazer parte do profissional”, explica o treinador.

Celso Silva destaca que, enquanto as atletas mais jovens exigem um trabalho mais pedagógico, as jogadoras experientes permitem uma cobrança maior por rendimento. Para ele, a combinação entre esses perfis é o pilar do planejamento do Flamengo para 2026.

“Com as mais experientes, a gente cobra mais rendimento e treina efetivamente para alcançar algo bom. Já as mais novas precisam desse processo de ensino. Eu acredito muito nessa mistura, principalmente porque a base do Flamengo teve um histórico muito positivo nos últimos anos, tanto em títulos quanto na promoção de atletas com qualidade”, completou.

O bom momento da base reforça esse cenário. Em 2025, o Flamengo conquista a Copinha Feminina e a Copa Rio Sub-20, resultados que aceleram a promoção de atletas ao elenco principal. Anna Luiza, Bruna, Cerqueira e Nina Garrit passam a integrar o grupo de forma definitiva nesta temporada.

Além delas, o clube acompanha a situação das atletas convocadas para a Seleção Brasileira Sub-20, que podem ser incorporadas ao elenco após o Sul-Americano. A atacante Brendha, por exemplo, marcou gol na vitória do Brasil na estreia da competição.

  • Goleiras: Bibi, Karol Alves, Vivi Holzel
  • Zagueiras: Flávia Mota, Núbia, Bruna, Nina Garrit
  • Laterais: Ana Laura, Chai, Fabi Simões, Jucinara, Monalisa
  • Meio-campistas: Djeni, Ju Ferreira, Letícia, Mariana, Thaisa, Anna Luiza, Cerqueira
  • Atacantes: Cristiane, Laysa, Vitória Almeida

Cristiane e Djeni como pilares do elenco

Além da reformulação, o Flamengo conta com referências importantes para conduzir o grupo dentro e fora de campo. Celso Silva ressaltou a importância da convivência das jovens com lideranças consolidadas, como Cristiane e Djeni, apontadas como peças-chave nesse processo.

“Para as mais novas, conviver com atletas como a Cristiane e a Djeni é uma oportunidade enorme. São jogadoras com carreiras sólidas, passagens por seleção e, no caso da Cristiane, experiência internacional de alto nível. Elas não vão estar aqui para sempre, então é preciso aproveitar esse tempo para aprender, cortar caminho e absorver tudo o que elas viveram”, destacou.

O treinador reforçou que a troca entre gerações precisa ser mútua, com disposição das atletas mais jovens para aprender e abertura das experientes para conduzir o grupo. Aliás, ao MundoBola Flamengo, a própria Djeni também aponta esse papel das atletas mais experientes na adaptação das mais jovens ao profissional.

“As meninas da base não subiram por acaso. Elas mostraram dentro de campo que mereciam estar aqui. Cabe a nós, mais experientes, dar suporte para que elas desempenhem no profissional o que já faziam na base.”

Meta do Flamengo no Brasileirão Feminino 2026

Após campanhas irregulares nas últimas temporadas, o Flamengo estabelece objetivos claros para o Brasileirão Feminino deste ano. Internamente, a comissão técnica trabalha com metas progressivas, começando pela classificação entre as oito melhores da primeira fase.

Segundo Celso Silva, o primeiro passo é igualar o desempenho obtido no último campeonato, como base para buscar algo maior no mata-mata. O treinador citou a possibilidade de brigar por posições entre o quarto e o quinto lugar como um cenário realista dentro da competição.

“O primeiro grande objetivo dentro do Brasileiro é igualar a campanha do ano passado, figurando entre as oito classificadas. A partir daí, quando entramos no mata-mata, começa praticamente um novo campeonato. Os contextos mudam, novos protagonistas aparecem, e a gente espera, a partir disso, ir avançando de fase”, concluiu.

Lihat jejak penerbit