Zerozero
·20 September 2025
O dedo de Mourinho fez-se sentir

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·20 September 2025
O Benfica deslocou-se ao terreno do AFS e venceu por 0-3, num jogo a contar para a sexta jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro ficou marcado pelo regresso de José Mourinho ao comando técnico dos encarnados, 25 anos depois.
O Benfica entrou bem na partida e, logo no primeiro minuto, Franjo Ivanovic criou grande perigo ao rematar muito perto do poste esquerdo da baliza avense. Apesar da chance a favor das águias, a formação da casa respondeu de imediato e entrou com tudo no duelo, exercendo uma pressão muito eficaz no meio-campo do conjunto visitante. O Benfica tentou construir a partir da sua linha defensiva, mas as dificuldades foram notórias. Apesar das contrariedades, os encarnados ainda chegaram a colocar a bola no fundo das redes, novamente por intermédio de Ivanovic, mas o lance foi anulado - a bola tinha saído pela linha final. Mais tarde, o avançado croata voltou a estar perto do golo: ultrapassou Simão Bertelli e armou o remate, mas viu o tento ser negado por um defesa em cima da linha de baliza.
O AFS, que vinha a realizar uma grande exibição, conseguia chegar com facilidade ao último terço, mas pecava na finalização, até que Tomané esteve muito perto de inaugurar o marcador. O português avançou pelo centro do terreno e, de pé direito, ainda fora da área, atirou ao poste direito da baliza defendida por Trubin - os adeptos avenses levaram as mãos à cabeça. E como dita a máxima, quem não marca sofre. Depois de muitas dificuldades, o Benfica acabou mesmo por inaugurar o marcador. Sudakov aproveitou uma grande confusão na área adversária e rematou. A bola ainda bateu num defesa, mas, na recarga, o ucraniano atirou de forma colocada, sem hipótese para o guardião do AFS. Um golo que valeu não só a estreia do criativo a marcar pelas águias, como também a vantagem encarnada no último suspiro antes do intervalo.
A segunda parte começou equilibrada, com muita disputa no meio-campo, mas, com o passar dos minutos, o Benfica ganhou ascendente e nunca mais abrandou. Aos 56 minutos, Sidi Bane cometeu falta sobre Otamendi na área do AFS. Vangelis Pavlidis foi chamado a converter e confirmou o 2-0 com muita classe, colocando a bola no ângulo superior esquerdo - sem hipótese para o guarda-redes adversário. Pouco depois, foi a vez de Ivanovic inscrever o seu nome na lista de marcadores. O autor do segundo golo serviu o número '9' das águias que, com uma simulação de corpo, ficou isolado no coração da área. Rematou com força e fez o 0-3 para os encarnados.
Até ao apito final, o AFS não conseguiu criar grande perigo, assinando uma segunda parte apagada. O Benfica somou três pontos em Vila das Aves, num terreno tradicionalmente difícil, num jogo em que o «dedinho» de José Mourinho já se fez sentir. Na próxima jornada, o AFS defronta o Estrela da Amadora, enquanto o Benfica recebe o Gil Vicente.
Vangelis Pavlidis (Benfica): O avançado grego converteu uma grande penalidade e ainda fez uma grande assistência para Franjo Ivanovic. Um jogo muito bem conseguido, tendo sido muito ativo no processo ofensivo dos encarnados.
Georgiy Sudakov (Benfica): O ucraniano estreou-se a marcar pelo Benfica. Muito inteligente na navegação no meio-campo e nos espaços entrelinhas. Tem um toque de bola refinado e uma tomada de decisão muito acertada. Um craque!
Franjo Ivanovic (Benfica): Volta a fazer um tento com a camisola do Benfica. O croata regressou ao lote de titulares e não desapontou. Esteve presente em zonas que não está muito habituado, mas assinou uma exibição muito sólida.
Babatunde Akinsola (AFS): Foi o motor da equipa avense. O extremo criou boas chances de perigo a favor da equipa da casa, mas as finalizações foram sempre deficientes. O resultado não foi positivo, mas a exibição individual não foi má.
Tomané (AFS): O português não conseguiu marcar, mas foi dos seus pés que surgiu a maior ocasião do AFS. O avançado enviou uma bola ao poste da baliza defendida por Trubin, numa fase em que o jogo estava 0-0. Muito oportunista.
O árbitro teve uma noite exigente, com vários lances de difícil avaliação, mas, no geral, mostrou-se seguro e competente na gestão da partida. O penálti acabou por ser o momento mais polémico do jogo, passível de diferentes interpretações.
Onze do AFS:
Simão Bertelli, Sidi Bane, Paulo Vitor, Cristian Devenish, Kiki Afonso, Jaume Grau, Ángel Algobia, Óscar Perea, Bruno Lourenço, Babatunde Akinsola, Tomané
Onze do Benfica:
Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl, Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Franjo Ivanovic, Georgiy Sudakov, Fredrik Aursnes, Vangelis Pavlidis
1':
Começou a partida
1':
Benfica: Franjo Ivanovic
investiu pela zona direita do terreno e armou remate. A bola passou mesmo ao lado do poste esquerdo da baliza avense
26':
O AFS está muito bem na partida. O conjunto da casa está com um pressão muito efetiva no meio-campo das águias. Além disso, os pupilos de Fábio Espinho têm criado várias chances de perigo no último terço, sempre sem sucesso. O Benfica está a apostar na posse de bola, mas não está a conseguir quebrar o bloco do AFS.
32':
Benfica: Franjo Ivanovic
passou pelo guardião adversário e rematou. A bola foi cortada por Devenish
39':
Tomané (AFS) remata ao poste!!!
O avançado apareceu no centro do terreno e, fora da área, rematou a bola contra o poste direito da baliza defendida por Trubin
45 +3':
GOLO Benfica! Georgiy Sudakov marca
Georgiy Sudakov marca o seu 1º golo na prova (2 jogos) Georgiy Sudakov marcou o seu 1º golo na equipa (3 jogos)
Sudakov aproveitou a confusão instalada na área avense e rematou. A bola embateu num defesa e, na segunda tentativa, enviou-a para o fundo das redes da baliza defendida por Simão Bertelli.
46':
A equipa do Benfica tem estado com dificuldades na penetração do bloco avense, mas conseguiu marcar no último suspiro da primeira metade. A exibição do conjunto visitante não está a ser brilhante, mas está a ser suficiente para começar a segunda parte em vantagem no marcador. O despedimento de José Mota não abalou o AFS que, até ao momento, está a fazer uma grande partida.
53':
Benfica: Georgiy Sudakov
rematou fora de área, na zona lateral esquerda do terreno. Simão Bertelli teve de esticar-se para conseguir negar o golo
57':
GOLO Benfica: Vangelis Pavlidis marca de grande penalidade!
Vangelis Pavlidis marca o seu 3º golo na prova (5 jogos) Vangelis Pavlidis marcou o seu 35º golo na equipa (68 jogos)
O avançado grego rematou para o ângulo superior esquerdo. Simão Bertelli nada podia fazer para defender o remate.
63':
GOLO Benfica! Franjo Ivanovic marca
Franjo Ivanovic marca o seu 2º golo na prova (5 jogos) Franjo Ivanovic marcou o seu 3º golo na equipa (10 jogos)
Pavlidis picou a bola para Ivanovic. O croata que estava no centro da área fez uma simulação de corpo e, de primeira, bateu Simão Bertelli
68':
Benfica: Fredrik Aursnes
recebeu um passe de Dedic e armou remate. A bola foi na direção de Simão Bertelli, mas originou uma intervenção difícil
72':
O Benfica engrenou e nunca mais parou. O AFS não está a conseguir quebrar o ímpeto da formação lisboeta. A posse de bola está com as águias. As mexidas na equipa da casa não trouxeram grandes diferenças na partida.
74':
AFS: Guilherme Neiva
recebeu um cruzamento e, de cabeça, colocou a bola junto do poste direito da baliza das águias
83':
AFS: Diego Duarte
rematou no coração da área. A bola saiu na direção de Trubin.
90 +4':
O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:
Vangelis Pavlidis (SLB) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. O avançado marcou um golo e assistiu noutro. Uma partida muito sólida do grego.