O fim de uma era: o revolucionário Ederson deixa o City como o maior campeão da história do clube | OneFootball

O fim de uma era: o revolucionário Ederson deixa o City como o maior campeão da história do clube | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·2 September 2025

O fim de uma era: o revolucionário Ederson deixa o City como o maior campeão da história do clube

Gambar artikel:O fim de uma era: o revolucionário Ederson deixa o City como o maior campeão da história do clube

Ederson Moraes foi anunciado nesta terça-feira como novo goleiro do Fenerbahçe. Oito temporadas depois, o brasileiro encerra uma era na meta do Manchester City. E deixa o clube como um dos grandes nomes da história dos Citizens.

Em 2017, ainda no início da Era Guardiola no Etihad, o City foi atrás de um goleiro com excelente capacidade de jogo com os pés. Ederson havia feito a melhor temporada da carreira pelo Benfica, e acabou comprado pelos ingleses por 40 milhões de euros. À época, foi o segundo goleiro mais caro da história do futebol.


Video OneFootball


Logo na primeira temporada, já desbancou Claudio Bravo, que havia acompanhado Guardiola de Barcelona para Manchester, e se tornou titular absoluto do City. Foi o início de uma era não apenas no clube, mas na Premier League.

Quase uma década depois, Ederson deixa os Citizens como o jogador com mais títulos na história do clube: 18 troféus, sem deixar passar nenhuma grande conquista no cenário europeu. São 6 da Premier League, 1 Liga dos Campeões, 1 Supercopa da Europa e 1 Mundial de Clubes, além de 3 Supercopas da Inglaterra, 4 Copas da Liga e 2 Copas da Inglaterra.

O jogo com os pés o deu uma marca curiosa: é o goleiro com mais assistências na história da Premier League: são sete. Ederson é o segundo brasileiro com mais jogos no Campeonato Inglês (276), mas o com mais minutos em campo (24516).

No total, foram 372 jogos pelos Citizens, com 8 assistências e 4 pênaltis defendidos. Se sofreu 311 gols, conquistou 168 clean sheets (jogos sem sofrer gols).

Pep Guardiola já chegou a declarar que Ederson foi "melhor do que qualquer outro goleiro" que treinou, principalmente pelo jogo com os pés. "Por sua qualidade de passe e especialmente por escolher o momento certo de fazer o passe", resumiu.

Só na última temporada, Ederson conseguiu quatro assistências. A Premier League nunca teve um goleiro como Ederson. Após marcar uma era no futebol inglês, o brasileiro, de 32 anos, se junta ao Fenerbahçe, que recentemente demitiu José Mourinho, por 14 milhões de euros.

Lihat jejak penerbit