SportsEye
·2 Juli 2025
O gol que fez Fortaleza sonhar alto

In partnership with
Yahoo sportsSportsEye
·2 Juli 2025
Segundo informações do NE45, o gol decisivo de Hércules na vitória do Fluminense por 2 a 0 contra a Inter de Milão, pelas semifinais do Mundial de Clubes, repercutiu em Fortaleza muito além do resultado esportivo. O CEO do clube cearense, Marcelo Paz, destacou que o meia representa a essência e o processo de desenvolvimento do Leão do Pici, desde a formação até atingir projeção internacional.
Aos 47 minutos do segundo tempo no Bank of America Stadium, nos Estados Unidos, o volante ex-Fortaleza cravou o segundo gol tricolor, garantindo vaga do Fluminense na final. O lance foi comemorado entre membros da diretoria do Fortaleza. Para Marcelo Paz, “O gol do Hércules parecia um gol do Fortaleza. O grupo da diretoria se emocionou e comentou. O Hércules representa muito bem esse trabalho. Um trabalho local, que chega a um alcance nacional e internacional.” O dirigente detalhou a trajetória do jogador: “Um garoto piauiense, que vem tentar a sorte aqui no nosso estado, chega no Tiradentes, depois vai para o Atlético. E o Fortaleza traz ele para o sub-23 e vira o ano e ele já está no elenco da Libertadores. Ele chega em 2021 e começa o ano no elenco principal que vai para a Libertadores. E teve o sucesso esportivo. Ele representa muito o que é o Fortaleza. É o ciclo completo.”
Hércules desembarcou no Pici em 2021, inicialmente por empréstimo junto ao Atlético Cearense. O clube investiu R$ 250 mil para adquirir o jogador em definitivo em 2022. De lá, fez 48 partidas e marcou sete gols com a camisa tricolor. Sua projeção não apenas no futebol nacional, mas agora internacionalmente, é vista como reflexo direto do trabalho de formação, captação e valorização de atletas adotado pelo Fortaleza nos últimos anos.
A transação que levou Hércules ao Fluminense para a temporada 2025 foi a maior já realizada por um clube cearense: o Tricolor das Laranjeiras comprou 70% dos direitos econômicos do jogador por R$ 29 milhões. Os outros 30% seguem com o Fortaleza, permitindo ao clube se beneficiar das futuras movimentações de mercado. O meia foi a primeira contratação anunciada pelo Fluminense para o próximo ano.
A valorização de Hércules como modelo de sucesso é vista no Pici como parte de um projeto que já revelou e negociou peças importantes recentemente, reforçando o clube como plataforma de lançamento de talentos que impactam tanto no campo quanto nos balanços financeiros. Para uma equipe que busca consolidar presença nacional e mira voos mais altos, o impacto e o ciclo percorrido por Hércules vão muito além de estatísticas: reafirmam o Fortaleza como protagonista também no desenvolvimento de carreiras.
Fonte: NE45
Photo by Michael Reaves/Getty Images