MundoBola Flamengo
·4 Oktober 2025
ONG argentina denuncia suposta violação de lei antidoping em Estudiantes x Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·4 Oktober 2025
A emocionante classificação do Flamengo para as semifinais da Libertadores da América, conquistada nos pênaltis após uma batalha contra o Estudiantes, ganhou um novo capítulo fora de campo. Aldo Sergio Parodi, representante da ONG "Deporte Sin Drogas" (Esporte Sem Drogas), formalizou uma denúncia na promotoria federal da cidade de La Plata por uma suposta violação das leis antidoping da Argentina.
As informações divulgadas pelo jornal argentino "El Dia" relatam que a queixa, apresentada à promotora Ana María Russo, alega que não foram realizados os obrigatórios controles de dopagem na partida das quartas de final, disputada no estádio UNO.
Segundo Parodi, a ausência dos testes configura um cenário de "doping coletivo" e uma infração direta à Lei Nacional n.º 26.912, que rege o controle antidoping no esporte argentino.
Na denúncia, a ONG aponta como responsáveis figuras de alto escalão do esporte sul-americano e argentino. Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol; Claudio "Chiqui" Tapia, presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA); e Daniel Scioli, Ministro do Turismo, Meio Ambiente e Esportes da Argentina.
Um dos pontos que chama a atenção na apresentação é o pedido para que a equipe do Estudiantes seja considerada "vítima" da situação. A justificativa apresentada por Parodi é a de que não existem laboratórios credenciados pela Agência Mundial Antidoping (WADA) em território argentino, o que, segundo ele, impossibilitaria a realização dos testes de acordo com as normas internacionais.
Até o momento da publicação desta matéria, nem a Conmebol, nem a AFA ou o ministério argentino haviam se pronunciado oficialmente sobre a denúncia.
A classificação do Flamengo foi selada após o time perder por 1 a 0 no tempo normal e garantir a vaga na disputa de pênaltis, em um dos jogos mais tensos e eletrizantes desta edição do torneio.
O Rubro-Negro agora se prepara para voltar à Argentina no dia 29 de outubro, quando enfrentará o Racing, em Avellaneda, pela partida de ida das semifinais da Libertadores. O jogo de ida será no Maracanã, no dia 22.