Manchester City F.C.
·10 November 2025
Os 1000 jogos de Pep

In partnership with
Yahoo sportsManchester City F.C.
·10 November 2025

A icônica carreira de Pep Guardiola como treinador já soma 1.000 jogos.
O catalão atingiu a marca de quatro dígitos na goleada de 3 a 0 sobre o Liverpool, no Etihad Stadium, no último domingo, pela Premier League.
Desde que assumiu o comando do Barcelona B em 2007, Guardiola trilhou um caminho que o levou não só a conquistar todos os títulos possíveis no futebol de clubes, mas também a deixar um impacto muito maior no esporte como um todo.
Sua exigência inegociável por um futebol bonito e ofensivo é acompanhada por uma fome de vitória em todas as partidas que suas equipes disputam.
Tendo deixado uma marca indelével no Barcelona, no Bayern de Munique e agora no City, Guardiola consolidou seu status como o melhor técnico do mundo nos últimos anos e um dos maiores de todos os tempos.
Aqui, vamos analisar os números por trás desse sucesso…
Esse é o número de troféus que Guardiola possui.
Tudo começou com a Tercera División com o Barcelona B em sua primeira temporada, o troféu que Guardiola descreve como o seu "mais importante".
Desde então, ele conquistou 12 títulos de liga em 16 temporadas completas, incluindo três das quatro La Ligas que disputou, todas as três Bundesligas que disputou e seis das nove Premier Leagues.
Quanto à primeira divisão inglesa, apenas Sir Alex Ferguson conquistou mais títulos do que ele em toda a sua história.
Ele conquistou a Liga dos Campeões três vezes, duas com o Barcelona e uma com o City.
Também venceu 10 copas nacionais nessas 16 temporadas na elite do futebol, incluindo seis na Inglaterra.
Ele conquistou o Mundial de Clubes da FIFA e a Supercopa da UEFA com todos os três clubes que treinou, além das finais anuais na Espanha, Alemanha e Inglaterra.
Ao comparar sua coleção de troféus com a de muitos outros grandes treinadores, Guardiola geralmente se destaca.

Carlo Ancelotti conquistou 31 troféus em sua brilhante carreira, com José Mourinho (26), Arsène Wenger (21) e Jürgen Klopp (13) entre outros nomes famosos, bem atrás de Pep.
Na verdade, apenas Alex Ferguson – com 49 troféus em seus 39 anos de carreira como treinador – pode superar o nosso chefe.
Recuando ainda mais no tempo, para alguns dos maiores nomes do futebol britânico, fica ainda mais evidente o lugar de Pep na história.
Jock Stein (26 troféus), Bob Paisley (20), Brian Clough (16), Matt Busby (13), Herbert Chapman (11) e Bill Shankly (10) são verdadeiras lendas do esporte, mas não se comparam à coleção de taças de Guardiola.
Pep Guardiola venceu 716 dos seus 1.000 jogos, o que, obviamente, coloca sua porcentagem de vitórias em impressionantes 71,6%.
Em uma temporada de 38 jogos, isso dá uma média de 27 vitórias por temporada.
A ausência de dados históricos jogo a jogo torna impossível uma comparação direta e detalhada com outros treinadores após 1.000 partidas.
No entanto, podemos comparar a taxa de vitórias de 71,6% de Guardiola com as estatísticas atuais de alguns de seus colegas do Hall da Fama e, como você pode imaginar, os números demonstram a qualidade do nosso treinador.
Por exemplo, a taxa de vitórias de Ferguson em seus 2.155 jogos como treinador foi de 58,1%, enquanto Mourinho venceu 61,6% das vezes e Ancelotti, 59,8%.
Outros nomes de destaque no futebol europeu do século XXI incluem Antonio Conte e Luis Enrique, que venceram 58,2% e 61,3% das partidas, respectivamente.

Esse é o número de gols que os times de Guardiola marcaram em seus 1.000 jogos até agora.
Isso dá uma média de quase 2,5 gols por jogo, com 1.332 gols marcados em seus 550 jogos como técnico do City.
Tendo sofrido 813 gols em toda a sua carreira, o saldo de gols geral de Pep é impressionante: +1.632.
O gol de Jeremy Doku contra o Liverpool foi, na verdade, o 850º gol do City na Premier League desde a chegada de Pep em 2016, com apenas 301 gols sofridos pelo time.
Ele já venceu duas partidas por 9 a 0 na carreira, com o Barcelona contra o L'Hospitalet em 2011 e pelo City contra o Burton Albion em 2019.
Ele também conquistou cinco vitórias por 8 a 0 e sete por 7 a 0.
O City de Pep Guardiola tornou-se o único time a alcançar 100 pontos na Premier League em 2017/18.
Reforçamos esse feito em 2018/19, tornando-nos o único time a conquistar a tríplice coroa inglesa, composta pelo título da primeira divisão, a FA Cup e a Copa da Liga.
O catalão tornou-se o primeiro treinador a conquistar a tríplice coroa europeia (título da primeira divisão, principal copa nacional e Liga dos Campeões) com dois clubes diferentes em 2022/23.
Em 2023/24, estabelecemos outro recorde ao nos tornarmos o primeiro time a conquistar o título da primeira divisão inglesa em quatro temporadas consecutivas.









































