MundoBola
·4 Januari 2026
Pai de Neymar revela que filho cogitou aposentadoria após lesão

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·4 Januari 2026

O mundo do futebol esteve mais perto de perder Neymar do que se imaginava. Em um relato revelador, o pai e empresário do jogador contou que o atacante cogitou seriamente a aposentadoria no fim de novembro de 2025, após sofrer uma lesão no menisco do joelho esquerdo. O desabafo foi feito durante um jantar e divulgado no canal "Rafa Tecla T", no YouTube.
Segundo Neymar Pai, o gatilho para o pensamento de "parar com tudo" não foi apenas a dor física, mas o impacto emocional causado pelo vazamento do diagnóstico pela imprensa antes mesmo que o atleta tivesse plena ciência da gravidade do problema.
O empresário detalhou que a dificuldade em conter o ímpeto competitivo do filho dentro de campo acabou gerando o desgaste, mas foi a exposição midiática precoce que "quebrou" o psicológico do atleta naquele momento.
"A imprensa vaza isso antes de conversarmos com ele, e a cabeça dele vai a zero. Por um segundo não salvo a cabeça do meu filho. Isso chega rompendo, os caras falando 'Neymar não joga mais esse ano'. A cabeça dele vai embora", explicou o pai.
Ao ser questionado pelo pai sobre como estava se sentindo, Neymar foi direto e sugeriu que não teria forças para mais uma recuperação cirúrgica.
"Ele vira para mim e fala: ‘Não aguento mais, cara. Vamos operar. Pai... nem sei se vale a pena operar. Por mim, já deu’. A hora que ele fala isso para mim eu viro e falo para ele: ‘Já deu, cara? Então pra que operar? Ah, opera isso aí, a gente para e ano que vem a gente pensa o que vai fazer’", relatou.
A virada de chave aconteceu quando o pai apelou para o orgulho do atleta e o curto prazo para os grandes objetivos (visando a metade de 2026, época da Copa do Mundo). Ele argumentou que desistir agora seria dar vitória aos críticos.
"Tem uma narrativa aí. Uns caras aí que são muito barulhentos... e que querem fazer você desistir. Se a gente desistir... Falta muito pouco, cara. São seis meses", disse o empresário ao filho, completando: "Você não pode aceitar o que esses barulhentos estão fazendo".
Após a conversa, Neymar decidiu testar o joelho no dia seguinte. Mesmo com dores, treinou e pediu para jogar contra o Sport, pela 36ª rodada do Brasileirão. A partida na Vila Belmiro foi o divisor de águas.
O craque marcou o primeiro gol da vitória por 3 a 0 e, ali, recuperou a confiança para seguir até o fim do contrato.
"Na hora do gol, ele olha para mim. A gente se olha e te falar, cara, foi incrível. Ele falou: ‘Agora, eu vou até o final nesses três jogos aí'", contou o pai.
Superado o drama psicológico, o planejamento seguiu. Neymar passou pela cirurgia no menisco no dia 22 de dezembro e, na véspera do Ano Novo, acertou a renovação com o Santos até o fim de 2026. Atualmente, o camisa 10 realiza trabalhos de fisioterapia em sua casa, em Mangaratiba-RJ, focado em retornar aos gramados para sua provável "última dança" na temporada.









































