oGol.com.br
·27 November 2025
Palermo revoluciona Fortaleza com Adam Bareiro como trunfo na briga contra Z4

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·27 November 2025

Não é mistério que o Fortaleza está brigando contra o rebaixamento no Brasileirão, atualmente na 18ª colocação, dentro da zona da degola. Mas é bem verdade que o Laion cresceu de rendimento nas últimas rodadas e já vem de uma invencibilidade de sete jogos. Esse ressurgimento passa muito pela chegada de Martín Palermo com um trunfo inesperado: Adam Bareiro, destaque ofensivo da equipe.
Antes atolado no Z4 como virtual rebaixado à Série B, o Laion hoje tem esperanças de permanecer. Muito, também, pelo trabalho de Martín Palermo no comando técnico, no dia 4 de setembro. Desde então, foram 16 jogos, seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas, um aproveitamento de 52,3% - o sexto melhor no período, atrás apenas de clubes do topo da tabela, Flamengo, Mirassol, Cruzeiro, Fluminense e Palmeiras.
Antes da chegada de Palermo, o Fortaleza tinha aproveitamento de 23,8%. Uma diferença brutal. A título de curiosidade, em 2024, o São Paulo, sexto colocado do Brasileirão, teve 51% de rendimento. O Laion atual brigaria em outro patamar se tivesse mantido o ritmo desde o início.
Já são sete jogos de invencibilidade do clube, sendo três vitórias (Flamengo, Bahia e Bragantino) e quatro empates (Santos, Ceará, Grêmio e Atlético). Nas últimas cinco rodadas (Bragantino, Bahia, Grêmio, Ceará e Santos), os tentos marcados por Bareiro foram cruciais para somar pontos.
Na situação atual, o Fortaleza soma 37 pontos na 18ª colocação, enquanto o Santos, primeiro time dentro do Z4, tem 38, e o Vitória, 16º, conquistou 39. Todos esses três clubes ainda têm três jogos a disputar. Internacional, com 41, Ceará e Vasco, com 42, também estão ameaçados pelo Z4.
O Laion ainda enfrenta Atlético Mineiro e Corinthians, ambos em casa, e Botafogo, fora, na despedida do Brasileirão. O Santos enfrenta Sport em casa, Juventude fora e Cruzeiro na Vila Belmiro. O Vitória, por último, joga no Barradão contra o Mirassol, visita o Bragantino e recebe o São Paulo na última partida.
O Fortaleza sofreu com uma queda drástica de rendimento de alguns de seus principais jogadores na temporada de 2025. E principalmente no setor ofensivo: Lucero não empolga e é banco com Martín Palermo, Moisés sofreu com lesões e também não engrenou, e Deyverson teve grande brilho contra o Atlético, com hat-trick, mas isso não apaga sua má temporada.
Como aposta contra a crise, Adam Bareiro, de 29 anos chegou ao Leão do Pici em julho de 2025, vindo do Al-Rayyan, onde atuava emprestado pelo River Plate. Seu começo na Arena Castelão, porém, não empolgou nada.
A revolução de Bareiro com Palermo é recente. O camisa 27 do Tricolor soma cinco gols nos últimos cinco jogos e devolveu a esperança da permanência ao torcedor tricolor, apesar da dificuldade.
O atacante colocou o Laion em vantagem com o primeiro gol do jogo nos confrontos contra Santos, Ceará e Grêmio, deu início ao triunfo frente ao Bahia e anotou o único tento nessa noite de quarta-feira (26), quando o clube superou o Bragantino e deu mais um passo rumo à permanência.
Mas nem sempre foi assim. No dia 19 de julho, o paraguaio fez sua estreia pelo clube nordestino, vindo do banco de reservas no empate contra o Bahia. Foram 12 jogos, a grande maioria vindo do banco de reservas, até que o jogador desencantasse. Até agora, são seis gols em 20 partidas.
"É muito duro. Sofremos muito, seguimos sofrendo. Estamos perto do resultado, do objetivo. Essa torcida está acreditando na gente. Fortaleza é para quem acredita. Somos uma família. Que essa torcida fique tranquila, porque vamos deixar tudo em campo", declarou o atacante, após o triunfo frente ao Bragantino.









































