Palmeiras prejudicado? Flamengo teve mais convocados em quase todas as Datas Fifa | OneFootball

Palmeiras prejudicado? Flamengo teve mais convocados em quase todas as Datas Fifa | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·12 November 2025

Palmeiras prejudicado? Flamengo teve mais convocados em quase todas as Datas Fifa

Gambar artikel:Palmeiras prejudicado? Flamengo teve mais convocados em quase todas as Datas Fifa

As convocações incessantes se tornaram tema recorrente agora que Flamengo e Palmeiras fazem a final da Libertadores e disputam o Brasileirão.

Os clubes, inclusive, sofrerão alguns desfalques, já que jogam partidas atrasadas durante a Data Fifa, e somam atletas convocados para amistosos preparatórios.


Video OneFootball


Mas esse barulho ganhou muita repercussão em São Paulo, principalmente com as recorrentes reclamações do Palmeiras que falam até em desigualdade no momento decisivo do Brasileirão.

No entanto, o Flamengo tem até mais jogadores convocados do que o Palmeiras. E mais: ao longo de toda a temporada, a cada Data Fifa, o Rubro-Negro quase sempre teve mais jogadores chamados para suas seleções.

Ao longo do ano, foram cinco janelas de jogos para seleções: em março, junho, setembro, outubro e novembro. Apenas uma vez o Palmeiras teve mais jogadores convocados.

Ao todo, o Flamengo teve 29 convocações, e o Palmeiras, 30, repetindo nomes, logicamente, e somando o número de convocações em 2025 para cada clube.

No entanto, os palmeirenses só superam o número por conta da Data Fifa de outubro, quando o Mengão passou ileso, e os paulistas somaram seis nomes.

Em maio, o Mais Querido do Mundo teve dois jogadores a mais do que o alviverde, e em junho, isso se repetiu. Na Data Fifa de setembro, a distância diminuiu para um jogador a mais convocado, mas o Mengo seguiu tendo sempre mais convocações do que o rival direto na briga pelos títulos.

Depois de passar zerado em outubro, o Flamengo teve sete nomes convocados para a Data Fifa de novembro, mesmo número do Palmeiras. Todos desfalcam o time de Filipe Luís, no sábado (15), contra o Sport.

Raio-X: as convocações de Flamengo e Palmeiras nas Datas Fifa da temporada

  1. 2025    

17–25 de março

  1. Flamengo: 8 - Alex Sandro, Wesley, Gerson, Léo Ortiz (Brasil), Arrascaeta, De La Cruz, Varela (Uruguai), Plata (Equador)
  2. Palmeiras: 6 - Estêvão, Weverton (Brasil), Richard Ríos (Colômbia), Emi Martínez, Facu Torres, Piquerez (Uruguai)

2–10 de junho 

  1. Flamengo: 8 - Wesley, Ortiz, Danilo, Alex Sandro, Gerson (Brasil), Arrascaeta, Varela (Uruguai) e Plata (Equador)
  2. Palmeiras: 6 - Estêvão (Brasil), Gustavo Gómez (Paraguai), Richard Ríos (Colômbia), Piquerez, Facundo Torres, e Emiliano Martínez (Uruguai).

1–9 de setembro 

  1. Flamengo: 6 - Samuel Lino (Brasil), Arrascaeta, Varela e Viña (Uruguai), Gonzalo Plata (Equador) e Jorge Carrascal (Colômbia) 
  2. Palmeiras: 5 - Flaco López (Argentina), Gustavo Gómez e Ramón Sosa (Paraguai), Piquerez e Emi Martínez (Uruguai).

6–14 de outubro.

  1. Flamengo: 0
  2. Palmeiras: 6 - Gustavo Gómez (Paraguai), Ramón Sosa (Paraguai), Aníbal Moreno (Argentina), Flaco López (Argentina), Emiliano Martínez (Uruguai) Facundo Torres (Uruguai)

10–18 de novembro

  1. Flamengo: 7 - Arrascaeta, Varela, Viña (Uruguai), Gonzalo Plata (Equador), Carrascal (Colômbia), Danilo e Alex Sandro (Brasil).
  2. Palmeiras: 7 - Vitor Roque (Brasil), Gustavo Gómez, Ramon Sosa (Paraguai) e Flaco López (Argentina), Piquerez, Facundo Torres, e Emiliano Martínez (Uruguai).  

As reclamações do Palmeiras

Ignorando esses números, o último a se manifestar foi Barros, diretor de futebol do Palmeiras. Ele deu entrevista falando em desigualdade e desiquilíbrio na disputa pelo título do Brasileirão, se esquecendo de olhar a lista dos convocados do Flamengo.

Ele reclama ainda de jogar durante a Data Fifa, também ignorando que o Rubro-Negro joga na mesma data.

"O Palmeiras vai jogar no sábado. O Brasileirão pode ser definido em uma condição de não equilíbrio. O Palmeiras tem sete atletas convocados. Isso interfere significativamente na competição. Isso precisa ser alterado, mas com a participação dos clubes, da própria CBF e até das Federações. A busca incessante pelo equilíbrio de um calendário é fundamental. Não adianta transferir para uma instituição. A culpa é nossa. Encontrar esse equilíbrio é fundamental", reclama Barros.

Além disso, o técnico Abel Ferreira já havia se manifestado, apontando para uma 'injustiça' que estaria sendo praticada com o Palmeiras.

“Eu entendo, mas não me parece justo nesta altura. Estamos disputando títulos e estamos perdendo jogadores para as seleções fazerem amistosos. Há muita coisa a fazer, a mudar e há decisões difíceis que têm de ser feitas porque isso não pode acontecer, não existe em lugar nenhum do mundo. Será que temos que ajustar o calendário para ser igual ao calendário europeu? Não sei, mas não é justo”, diz Abel Ferreira.

Flamengo e Palmeiras chegam nas últimas seis rodadas do Brasileirão com os mesmos 68 pontos na tabela. Além disso, ambos buscam se tornar o primeiro clube no Brasil com quatro Libertadores, em uma final que exala, peso, tradição e equilíbrio.

Lihat jejak penerbit