Paris comemora primeiro aniversário dos Jogos Olímpicos com desfile no Rio Sena | OneFootball

Paris comemora primeiro aniversário dos Jogos Olímpicos com desfile no Rio Sena | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·26 Juli 2025

Paris comemora primeiro aniversário dos Jogos Olímpicos com desfile no Rio Sena

Gambar artikel:Paris comemora primeiro aniversário dos Jogos Olímpicos com desfile no Rio Sena

Paris comemora o primeiro aniversário dos Jogos Olímpicos de 2024 neste sábado (26) com um desfile ao longo do Sena, onde foi realizada a cerimônia de abertura, e diversos eventos que culminaram no domingo com a etapa final do Tour de France, em Montmartre.

Um ano após os Jogos de Paris, a capital francesa lembra com carinho do evento e, há um mês, reinstalou a pira olímpica, que sobe todas as noites em um balão, no Jardim das Tulherias.


Video OneFootball


Para comemorar essa “memória compartilhada”, nas palavras do Diretor da Cerimônia de Abertura, Thomas Jolly, o Sena era uma parada obrigatória.

A jornada do aniversário foi aberta com um desfile de cerca de 100 canoas, pranchas de stand-up paddle e caiaques ao longo do rio, que recebeu a procissão de delegações de todo o mundo na noite de 26 de julho de 2024.

Duas das famosas mascotes dos Jogos, em forma de gorros frígios (emblema da Revolução Francesa), trafegaram em um barco e cumpriram a delegação institucional, enquanto gritos de “Obrigada! Obrigada!” eram ouvidos.

Em sua primeira visita oficial à França, a nova presidente do Comitê Olímpico Internacional, Kirsty Coventry, expressou sua alegria por retornar à capital francesa e ver “todo o legado” dos Jogos Olímpicos. Ao seu lado estava seu antecessor, Thomas Bach, que acompanhou de perto os preparativos para o evento esportivo.

Banho no Sena

Após a divulgação do planejado “Monumento aos Campeões”, que será instalado até o final de 2025 em uma das pontes no coração de Paris, a delegação aguda para uma das três áreas de banho no Rio Sena, aberta ao público no início de julho.

A delegação do Comitê Olímpico Internacional (COI) subiu então para o norte de Paris para ver as dez estátuas de mulheres famosas projetadas para a Cerimônia de Abertura dos Jogos.

Após um discurso no Grand Palais, o icônico local das competições olímpicas de esgrima, uma delegação do COI seguirá para Seine-Saint-Denis, nos arredores da capital.

Lá, estão planejadas uma visita ao Centro Aquático Olímpico, gratuita neste dia de aniversário, e ao parque onde serão instalados os anéis olímpicos, onde será realizado um grande concerto.

Uma bandeira olímpica iluminada na Torre Eiffel

Uma bandeira com os anéis olímpicos foi apressada na Torre Eiffel e será iluminada neste sábado à noite.

Nas comemorações deste sábado, Tony Estanguet disse que a redução no orçamento esportivo para 2026 era “um pouco incompreensível”, ao considerar que o esporte está sendo “um pouco sacrificado”.

Sobre esse assunto, a campeã olímpica francesa de esgrima, Manon Apithy-Brunet, disse há alguns meses: “Não deveríamos ter dito que teria um legado”.

Enquanto o mundo esportivo francês está ansioso para comemorar o aniversário dos Jogos Olímpicos, também está sofrendo com uma forte ressaca dos cortes orçamentários para o esporte ocorridos após o término dos Jogos Paralímpicos em setembro de 2024.

Lihat jejak penerbit