Leonino
·31 Maret 2026
Paulo Bento diz que houve uma mudança na arbitragem que permitiu ao Sporting conquistar títulos

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·31 Maret 2026

Paulo Bento acredita que a introdução do VAR foi uma peça importante no ressurgimento desportivo do Sporting. Para o antigo treinador dos leões, a introdução da tecnologia ajudou o Clube de Alvalade a quebrar a supremacia de Benfica e Porto.
P. Bento: "VAR trouxe justiça"
"Houve uma coisa, que por muito que queiram denegrir, trouxe justiça ao futebol, ajudou o que estava fora do grupo e trouxe o Sporting para um patamar de igualdade com Benfica e Porto: foi o VAR, que muita gente critica, mas tem de ser enaltecido. Outra coisa é que nem pela televisão consigam arbitrar um jogo, isso é outra coisa e diferente. Mas que o VAR trouxe justiça e bem ao futebol, não há dúvida nenhuma", disse, no Fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, no Algarve.
O técnico de 56 anos - que fez uma revelação no ano passado - falou da sua saída em 2009. "Não foi uma mudança imediata. Após 2009, essa mudança não foi tão evidente. Houve alguma instabilidade no cargo, infelizmente para o clube e para quem esteve. Até que depois houve um momento de viragem: a chegada do Ruben (Amorim), antes o Hugo Viana. O triângulo com o presidente que se criou e estabilizou o clube. O facto de ter ganho, mas num contexto, que não tira mérito nenhum ao Sporting, mas que foi benéfico para o clube. A possibilidade que o Ruben Amorim teve para perder. A mim deram-me mais possibilidades, que perdi quatro vezes", afirmou.
P. Bento: "Campanha extraordinária"
A uma semana do confronto da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões contra o Arsenal, Paulo Bento realçou a campanha do Sporting na competição. "Campanha extraordinária, não há como dizê-lo de outra maneira: há um primeiro momento por estar nos oito primeiros classificados, que no ano passado até já estaria bem encaminhado, até à saída do Ruben... Agora, pode acontecer tudo, mas creio eu que se dissermos quem é o favorito a passar? É o Arsenal. Desejo muito que seja o Sporting, mas o Arsenal é favorito", confessou.
Recorde-se que o Sporting disputará os quartos de final da Liga dos Campeões frente ao Arsenal. A primeira mão do embate tem data marcada para dia 7 de abril, às 20h00, no Estádio José Alvalade, enquanto a segunda será jogada no dia 15 do mesmo mês, à mesma hora, no Emirates Stadium.









































