Gazeta Esportiva.com
·19 Februari 2026
Philippe Coutinho no Vasco: números abaixo do esperado marcam segunda passagem

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·19 Februari 2026

A segunda passagem de Philippe Coutinho pelo Vasco chegou ao fim de forma melancólica. Após as críticas recebidas na partida contra o Volta Redonda, pelo Campeonato Carioca, o meia anunciou sua saída de São Januário. Na volta ao time que o revelou, o meia não conseguiu traduzir a qualidade individual em um protagonismo decisivo que a torcida esperava para mudar o patamar da equipe.
Veja também: Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Os números detalhados da sua jornada revelam um jogador de construção primorosa, mas com baixa eficiência finalizadora, segundo o SofaScore. Em 81 jogos (72 como titular), Coutinho registrou 128 passes decisivos e um acerto de 86% nos passes curtos e 65% nos longos. No entanto, a efetividade no placar foi tímida: foram apenas 17 gols e 7 assistências, totalizando 24 participações diretas em gols durante todo o período.
O ponto central da frustração reside na capacidade de decidir partidas. Coutinho precisou, em média, de 3,3 jogos para participar de um único gol, um índice considerado baixo para o principal investimento do elenco. Apesar de ter criado 17 grandes chances e acumulado 89 dribles certos, o meia teve dificuldades em converter esse volume de jogo em vitórias expressivas.
Sem Coutinho, o Vasco volta a campo neste domingo pelo Campeonato Carioca. Pelo duelo de ida da semifinal do Estadual, o time enfrenta o Fluminense, a partir das 18 horas.









































