Leonino
·24 November 2025
Portugal derrota Brasil e está na final do Mundial Sub-17; Pérola do Sporting vive sonho

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·24 November 2025

A Seleção Nacional apurou-se para a final do Mundial Sub-17 pela primeira vez na história. A seleção orientada por Bino Maçães venceu o Brasil nas grandes penalidades, nesta segunda-feira, dia 24 de novembro, após um empate a zeros. Alexandre Tverdohlebov, que ficou no banco, foi o único jogador do Sporting convocado para a prova.
Depois de eliminarem a Suíça nas meias-finais, a primeira parte foi bastante dividida. A maior parte dos remates eram prontamente bloqueados por defesas das duas formações, dada a vontade demonstrada pelos atletas em não conceder qualquer golo.
O Brasil teve duas grandes chances de golo negadas por cortes oportunos de José Neto e Martim Chelmik, defensores portugueses. Portugal teve dificuldades em criar ocasiões de golo e o melhor que conseguiu foi através de um livre direto batido pelo defesa Mauro Furtado.
Na segunda parte, Portugal não conseguiu ameaçar a baliza contrária. Bino Maçães ainda uma pediu uma revisão no VAR por considerar que Luis Pacheco, lateral brasileiro, tinha feito falta grosseira sobre Duarte Cunha, mas o árbitro grego deu 'apenas' amarelo.
O duelo arrastou-se para as grandes penalidades, uma vez que não houve prolongamento. No desempate de castigos máximos, Portugal falhou apenas um penálti em sete, curiosamente pelo guarda-redes Romário Cunha. Ruan Pablo e Ângelo falharam para o Brasil. Na final, disputada em Doha na próxima quinta-feira, Portugal vai enfrentar a Áustria, pelas 16h00.









































