SPFC 24 Horas
·6 Mei 2025
Pré-Jogo: com chance de classificação, São Paulo enfrenta o Alianza Lima pela Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsSPFC 24 Horas
·6 Mei 2025
Vindo do sexto empate em sete jogos no Brasileirão, o São Paulo volta suas atenções para a Libertadores nesta semana, podendo colocar um pé e meio nas oitavas de final, ou até garantir a classificação. Em viagem para o Peru, o tricolor enfrenta o Alianza Lima nesta terça-feira, às 19h, no estádio Alejandro Villanueva. A partida terá transmissão da ESPN e do Disney+.
Após o empate amargo na sexta-feira contra o Fortaleza, o São Paulo seguiu estacionado no meio da tabela do Brasileirão, e viu o G-4 se distanciar; no momento da publicação, o tricolor é 11º colocado, e está a apenas 2 pontos da zona de rebaixamento. Virando a chave para a Libertadores, uma vitória deixa o São Paulo com 10 pontos e praticamente classificado ao mata-mata. Caso o Libertad perca para o Talleres na quinta-feira, a classificação estará matematicamente garantida.
Em relação a desfalques, Arboleda e Pablo Maia viajaram com a delegação para Lima, mas ainda são dúvidas para o jogo. Por sua vez, Oscar segue fora da equipe, em transição física.
Pablo Maia em treinamento do São Paulo; o volante pode retornar ao time nesta terça. (Reprodução: Erico Leonan/São Paulo FC)
FICHA TÉCNICA:
Jogo: Alianza Lima x São Paulo
Local: Alejandro Villanueva
Data: 06 de Maio (terça-feira), 19h
Equipe de arbitragem:
Árbitro: Andrés Matonte (Uruguai)
Assistente 1: Nicolás Taran (Uruguai)
Assistente 2: Carlos Barreiro (Uruguai)
Quarto árbitro: José Burgos (Uruguai)
Árbitro de vídeo: Andrés Cunha (Uruguai)
Andrés Matonte, árbitro da partida entre Alianza Lima x São Paulo. (Reprodução: GOAL Brasil)
DADOS HISTÓRICOS:
Jogos: 5
Vitórias do São Paulo: 4
Vitórias do Alianza Lima: 0
Empates: 1
Primeira partida: Alianza Lima 1 x 2 São Paulo – Libertadores 2004
Última partida: São Paulo 2 x 2 Alianza Lima – Libertadores 2025
DE OLHO NO ADVERSÁRIO:
Vivendo por longos anos com o rótulo de “saco de pancadas” na Libertadores, o Alianza Lima vem sendo competitivo nesta edição. Contando com a experiência de Hernán Barcos e Paolo Guerrero, os peruanos conseguiram vencer o Talleres por 3 x 2 na rodada anterior, podendo se colocar na briga por classificação com um triunfo nesta terça. Por sinal, Guerrero marcou duas vezes diante dos argentinos, e ao lado de Barcos, é artilheiro da equipe no ano, com 6 gols.
No campeonato peruano, o Alianza Lima vem na 5ª colocação com 6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Na última rodada, a equipe perdeu para o Cienciano por 1 x 0, com gol de Christian Cueva, ex-São Paulo.
Christian Cueva, ex-São Paulo, celebrando o gol que deu a vitória ao Cienciano contra o Alianza Lima, na última sexta-feira (2) (Reprodução: La Republica)
CURIOSIDADES:
Depois de 20 anos, o São Paulo tenta uma classificação invicta para as oitavas de final da Libertadores. Na campanha de 2005, o São Paulo avançou como líder com 3 vitórias e 3 empates, em um grupo que contava com Quilmes (Argentina), The Strongest (Bolívia) e Universidad de Chile. Seria apenas a terceira vez que o tricolor consegue uma classificação invicta, com a primeira ocorrida em 1974.
E ainda em relação a feitos, o São Paulo pode conquistar um inédito no jogo desta terça: vencer os 3 jogos fora de casa na primeira fase. Nem mesmo nas campanhas de 1992 e 2005, a equipe saiu dos grupos com 100% de aproveitamento como visitante (em 1993, entramos direto nas oitavas). Em 2025, até agora, vencemos Talleres e Libertad fora de casa.
ESCALAÇÕES PROVÁVEIS:
Alianza Lima: Viscarra; Noriega, Amasifuén, Arias e Huamán, Lagos; Jesús Castillo e Lavandeira; Eryc Castillo, Quevedo e Barcos.
Técnico: Néstor Gorosito
São Paulo: Rafael; Cédric Soares (Ferraresi), Ruan (Arboleda), Alan Franco e Enzo Díaz; Marcos Antônio e Alisson; Matheus Alves; Lucas Ferreira (Lucas Moura), André Silva e Ferreira.
Técnico: Luis Zubeldia