Presidente da Federação Paulista de Futebol comenta novo formato da competição | OneFootball

Presidente da Federação Paulista de Futebol comenta novo formato da competição | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·14 November 2025

Presidente da Federação Paulista de Futebol comenta novo formato da competição

Gambar artikel:Presidente da Federação Paulista de Futebol comenta novo formato da competição
  1. Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

Na última terça-feira (11) ocorreu, no Mercado Livre Arena Pacaembu, o evento de lançamento do Campeonato Paulista de 2026 que, diferentemente dos últimos anos, terá um novo formato inspirado na Champions League. A primeira fase do estadual terá oito rodadas e será em formato de pontos corridos, onde nem todos os times irão se enfrentar.

O Corinthians, além de enfrentar Palmeiras, São Paulo e Santos, que fizeram parte do Pote A no sorteio, também jogará contra duas equipes do Pote B e C, além de uma no Pote D. Os adversários do Alvinegro serão, tirando os três maiores rivais: Capivariano, Ponte Preta, RB Bragantino, Velo Clube e São Bernardo.


Video OneFootball


Gambar artikel:Presidente da Federação Paulista de Futebol comenta novo formato da competição

Foto: Rebeca Reis/Agência Paulistão

Em entrevista à imprensa na zona mista, o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), comentou sobre o novo formato do estadual, a possibilidade de ampliar o campeonato de 11 para 12 datas – possibilidade da final de dois jogos, manutenção em relação às regras na Lista B e gramados sintéticos no futebol brasileiro.

Vale ressaltar que o Corinthians é o maior campeão estadual de São Paulo com 31 títulos, sendo o último deles conquistado em março deste ano, diante do Palmeiras, na grande final, realizada na Neo Química Arena.

Novo formato do Paulistão

“Eu vi com um entusiasmo enorme em todos os contextos, com a fórmula, com a forma que foi apresentada, com os cuidados que nós tivemos, com a decisão deles. Um conselho técnico longo, acabou mais de oito e meia da noite, todos os assuntos foram tratados nas minúcias. Saímos otimistas, todos os otimistas. Vamos fazer o melhor campeonato de todos.”

Número de inscrições de atletas da base dos clubes na competição – Lista B / Clubes podem ‘negligenciar’ a competição ao dar espaço para muitos atletas da base?

“Não, esse ano já foram 10 jogadores da Lista B e foi mantido 10 jogadores da Lista B. Nesse quesito não houve alteração.”

“Não, isso não vai acontecer. Os clubes vão ter que se reinventar, provavelmente um elenco um pouco maior. Não vai ser fácil, mas vai ser, não vai ter prioridades. O campeonato é muito disputado, os clubes de oito datas tem seis clássicos para fazer, essa possibilidade não existe. Os clubes vão colocar todos eles em campo e se verem de melhor aqueles dois.”

Existe a possibilidade de ampliar o número de datas de 11 para 12 – final em dois jogos? Há conversas com a CBF?

“Então, não conversei, não cabe, com esse avanço da Fifa em datas do calendário, só dentro a gente conversar sobre algo que é impossível. A melhor fórmula, melhor adequação do calendário, está posto aí. Não tem mais data, não há dentro de conversar sobre algo que não existe.”

“Isso vai ser um trabalho. Nós aprovamos o campeonato em cima das 11 datas. Qual vai ser o trabalho? Achar uma fórmula que a gente possa fazer a segunda final. Por que a gente decidiu assim? Porque nada altera o campeonato. A única coisa é vai ter uma final a mais. Então tudo que for definido aqui está mantido e vai ser feito.”

Impedimento semiautomático

“Sim, já usamos esse ano. Tem uma nova empresa fazendo esse mesmo produto, vai fazer para a CBF, nós já estamos em conversa com eles, quem sabe a gente consegue, além das finais, fazer também na semifinal.”

Gramados sintéticos

“Eu sou a defensor do bom gramado. Nós vamos ter, depois desse ano, gramados como nunca foi visto. Os dois clubes que tiveram acesso estão colocando em seus gramados a mesma grama que foi utilizada no Mundial de Clube. Nós já tivemos um nível de gramado muito bom. O Palmeiras está trocando o seu gramado sintético por um altamente moderno. É isso que a gente precisa, investimento, tecnologia e boas condições para que os atletas possam praticar um bom futebol.”

Mudanças do Campeonato Paulista 2026 em relação ao de 2025

Listas A e B:

De acordo com o Meu Timão, os clubes, agora, podem registrar 35 atletas na lista A do Campeonato Paulista. Anteriormente, esta quantidade era de 30. O limite de sete estrangeiros a serem relacionados por partida foi mantido em alinhamento com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Esta lista pode ser preenchida antes da oitava e última rodada da fase inicial do torneio.

Em relação à lista B, destinada às categorias de base de cada clube – até 21 anos, se mantém podendo ser preenchida de maneira livre em termos de quantidade ao longo da competição. Porém, foi diminuído para seis meses o tempo a que o atleta precisa estar sob vínculo com a equipe. Até ano passado, para que o atleta figurasse nesta lista, era necessário que o jogador estivesse no clube há pelo menos um ano.

Ingressos, divisão de renda e disputas de pênaltis:

As quartas e semifinal foram mantidas em formato de jogo único. Em caso de empate, a decisão segue sendo diretamente nas penalidades máximas, assim como a final do torneio – discussão se ainda será em um ou dois jogos devido às mudanças no calendário do futebol brasileiro feitas pela CBF.

Em relação à renda das partidas, até 2025, ela era dividida de maneira igualitária entre o time mandante e visitante. Agora, porém, o time anfitrião ficará com 65% do valor da renda total e, o restante (35%), será destinado para o clube visitante.

Aspectos da organização

A partir do Campeonato Paulista 2026, não será mais obrigatória a presença da numeração dos atletas no calção do uniforme. Nos dias das partidas, cada clube poderá levar ao banco de reservas até oito membros da comissão técnica. Até 2025, este número era limitado a seis. Por fim, o limite de atletas que poderão aquecer simultaneamente na beira do gramado será somente seis. Antes, todos podiam.

Veja Mais:

Gambar artikel:Presidente da Federação Paulista de Futebol comenta novo formato da competição

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Lihat jejak penerbit