MundoBola
·19 Januari 2026
Presidente da FPF elogia sugestão de Abel ao Paulistão e faz convite ao técnico do Palmeiras

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·19 Januari 2026

O presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, afirmou que vai submeter à votação a sugestão feita por Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, para a sequência do Campeonato Paulista. A declaração foi dada em entrevista à "TV Gazeta".
No último sábado (17), o treinador português pediu à entidade uma substituição extra por partida no Estadual. O objetivo é reduzir o desgaste físico dos atletas neste início de temporada.
Carneiro Bastos disse que "gostou da ideia" e lamentou que a proposta não tenha sido apresentada antes do início do Paulistão. Segundo ele, a alteração poderia ter sido incluída no regulamento previamente.
"Gosto da ideia. Só acho que a gente podia ter cuidado disso no momento oportuno... Infelizmente, o Abel não conseguiu participar da reunião dos treinadores com o (vice-presidente) Mauro Silva. Se tivesse sugerido isso lá, a gente teria aprovado", afirmou.
O dirigente explicou que o tema será levado aos clubes, mas só poderá entrar em vigor se houver aprovação unânime dos 16 times da primeira divisão.
"Acho que os clubes teriam aprovado. Acho difícil mudar agora no meio da competição. Tem que ter a concordância, eu não sei como fazer isso. Vou pedir para o Mauro (Silva) e para o departamento de competições conversarem com os clubes sobre isso. Acho que faz sentido, sim (ter uma substituição a mais). Começo de temporada, você pode usar mais criteriosamente o seu elenco. Faz sentido", seguiu.
Atualmente, cada equipe pode realizar cinco substituições nas partidas do Paulista. Alterações extras só são permitidas em casos de concussão.
"Hoje, a reunião pode ser híbrida, presencial e virtual. Hoje, é muito mais simples tomar uma decisão. A Federação vai conversar com os clubes. Se eles quiserem... A Federação nunca vai se opor ao que os clubes querem. Mas, para mudar, precisa de unanimidade", complementou Carneiro Bastos.
Na sequência, o presidente usou um exemplo de uma medida adotada no Campeonato Paulista que foi votada por unanimidade entre os clubes presentes na elite do Estadual.
"Eu acho que pode (se for aprovado) por unanimidade, se estipular um prazo para começar a valer... Eu não acho impossível, não. Nada é impossível, desde que você queira fazer para melhorar. Como foi a questão das pausas para hidratação", exemplificou.
Na coletiva após a vitória do Palmeiras sobre o Mirassol, o técnico fez um pedido para aumentar o número de substituições afim de prezar pelo condicionamento físico dos jogadores.
O assunto foi abordado principalmente pelo problema sentido pelo atacante Vitor Roque, que deixou o gramado com dores no joelho.
"Tivemos quatro dias para preparar uma pré-temporada e, se posso fazer um pedido, se pudéssemos ter mais uma substituição seria ótimo. Temos [essa substituição] quando há choques de cabeça. Se a organização do Paulista quiser fazer algo que possa ajudar a todos, é ter mais uma substituição para fazer durante os jogos", disse o português à época.









































