MundoBola Flamengo
·3 Juli 2025
PVC explica 'aprendizado' que Copa do Mundo de Clubes trouxe para Filipe Luís

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·3 Juli 2025
O Flamengo acabou eliminado pelo Bayern de Munique na Copa do Mundo de Clubes, em um jogo que gerou grande debate sobre a postura do time comandado por Filipe Luís.
O jornalista Paulo Vinicius Coelho analisou que o torneio como um tudo, junto da partida frente ao Bayern em si, traz um aprendizado importante para Filipe Luís.
PVC define que após a derrota para o Bayern, Filipe Luís deve abandonar a ideia de impor sua filosofia de jogo independente do adversário. Ou seja, o comentarista sugere que dependendo do adversário, o Flamengo abdique de algumas de suas virtudes.
"O que ficou de aprendizado para o Filipe Luís é que alguns jogos se deve ter alguns detalhes mais pensados em relação ao adversário que vai enfrentar. Às vezes você tem que transformar o seu jeito de jogar. Não dá para jogar sempre do mesmo jeito contra adversários, principalmente, que não são os teus usuais", analisa PVC.
Esse comentário de PVC se dá diante como o Fla encarou de "peito aberto" o Bayern de Munique. Ou seja, mesmo sabendo da força do adversário, o Rubro-Negro não se encolheu, tentou sair jogando e pressionou os alemães.
Alguns erros foram cometidos, se tornando fatais para o resultado. Porém, isso é parte também do mérito rival, não só da estratégia do técnico Filipe Luís que supostamente transcenderam em erros individuais.
Principalmente após a vitória contundente sobre o Chelsea, o Flamengo se mostrou um time capaz de bater de frente com os europeus.
A Copa do Mundo de Clubes como um todo tem mostrado que não é impossível e que a discrepância de nível talvez não seja tão alta como se imaginava.
Para PVC, o legado que o Flamengo deixa após o torneio é mais ou menos sobre isso. O comentarista define que o Rubro-Negro deixou uma impressão de time "intermediário" da Europa. Ou seja, que consegue ganhar de certas potenciais, mas que ainda vai sofrer com a elite.
"O Flamengo deixou a Copa do Mundo de Clubes dando a impressão de um time que está em um patamar de equipe intermediária da Europa. Ou seja, que é capaz de ganhar do Chelsea, mas que não teve condição de lutar contra o Bayern. O Bayern, quando acelerou o jogo, ganhou o jogo", pontua PVC.
O próprio técnico Filipe Luís, depois de vitória sobre o Chelsea, falou sobre o assunto, e também avaliou que o futebol brasileiro esteja parelho com a segunda prateleira europeia.
"Tirando essa elite, eu acredito que os brasileiros estão no mesmo nível desse segundo escalão europeu. Pela forma que temos de competir, entender o jogo e se adaptar para todas as circunstâncias.", disse o técnico do Flamengo.
O Flamengo agora volta para a realidade do futebol brasileiro, onde terá um segundo semestre insano, que já começa com o retorno do Brasileirão.
O Mengão enfrenta o São Paulo pela 13ª rodada do Brasileirão, dia 12 de julho, às 16h30 (horário de Brasília), no Maracanã.