Papo na Colina
·23 Januari 2026
Qual é o próximo jogo do Vasco?

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·23 Januari 2026

O Vasco chega para o próximo compromisso da temporada pressionado após mais uma atuação abaixo no clássico contra o Flamengo. A derrota por 1 a 0, no Maracanã, ficou barata diante do domínio rubro-negro ao longo dos 90 minutos. O Cruzmaltino foi amplamente superado em posse, volume ofensivo e intensidade, e só não saiu de campo com um placar mais elástico graças a uma atuação decisiva do goleiro Léo Jardim, que realizou ao menos cinco grandes defesas.
Mesmo antes da expulsão de Cauan Barros, o cenário do jogo já era desfavorável. O Vasco criou apenas uma chance clara, com GB, que saiu cara a cara com Rossi, mas desperdiçou a oportunidade de abrir o placar. Sem Vegetti e Rayan, a equipe mostrou enormes dificuldades para agredir o adversário e terminou a partida com apenas uma finalização contra 32 do Flamengo.
Os problemas foram coletivos. O meio-campo não conseguiu marcar nem criar, a pressão ofensiva foi ineficaz e a defesa sofreu para conter jogadas em profundidade e pelo alto. A expulsão de Barros, logo no início do segundo tempo, agravou ainda mais a situação, transformando o Vasco em mero espectador da partida. O resultado ampliou o jejum no clássico: já são quase três anos sem vitória sobre o maior rival.
Agora, o time de Fernando Diniz vira a chave e tenta reagir rapidamente para não se complicar no Campeonato Carioca, especialmente em um momento de transição, marcado pelas saídas de peças importantes e pela busca por um novo equilíbrio coletivo.

Vasco da Gama x Flamengo pelo Campeonato Carioca realizado no Estádio do Maracanã em 21 de Janeiro de 2026. Fotos: Matheus Lima/Vasco.
Após três rodadas do Campeonato Carioca, o Vasco soma quatro pontos, com uma vitória, um empate e uma derrota, ocupando atualmente a terceira colocação do Grupo A. A posição, no entanto, ainda é instável e pode mudar com a sequência da rodada, já que Fluminense e Boavista ainda entram em campo.
A derrota no clássico freou o embalo inicial da equipe e aumentou a pressão por um resultado positivo fora de casa. Com a competição em fase inicial, o Cruzmaltino ainda tem margem para recuperação, mas precisa apresentar evolução rápida, principalmente no desempenho ofensivo.
O Vasco volta a campo no domingo, 25 de janeiro de 2026, pela quarta rodada do Campeonato Carioca. O adversário será o Boavista, em partida disputada no Estádio Elcyr Resende de Mendonça, em Saquarema, às 20h30 (horário de Brasília).
O confronto é tratado internamente como decisivo para recolocar a equipe no caminho das vitórias e aliviar o ambiente após o revés no clássico. A expectativa é de um Vasco mais agressivo, mesmo lidando com desfalques importantes e um elenco ainda em reconstrução.
A partida marca mais um teste para Fernando Diniz sem seus dois principais atacantes da temporada passada. Com as saídas de Vegetti e Rayan, o Vasco ainda busca referências ofensivas. GB deve seguir como opção no ataque, enquanto Brenner surge como esperança para dar mais mobilidade ao setor ofensivo nas próximas rodadas.
A comissão técnica também avalia possíveis mudanças no meio-campo para dar mais intensidade à marcação e melhorar a saída de bola, ponto que foi um dos principais problemas no clássico.
A tendência é que Hugo Moura assuma a vaga deixada por Cauan Barros, suspenso. Diniz também pode promover estreias ou mudanças pontuais em busca de maior equilíbrio.
Provável time:Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton; Hugo Moura, Thiago Mendes e Philippe Coutinho; Andrés Gómez, Nuno Moreira e GB.Técnico: Fernando Diniz.

Vasco da Gama x Flamengo pelo Campeonato Carioca realizado no Estádio do Maracanã em 21 de Janeiro de 2026. Fotos: Matheus Lima/Vasco.
Vasco e Boavista já se enfrentaram 26 vezes ao longo da história, sempre pelo Campeonato Carioca, com ampla vantagem para o Cruzmaltino no confronto direto.

Walace marca em Boavista x Vasco (Foto: Dikran Sahagian/Vasco)
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.








































