Hugogil.pt
·20 Mei 2026
Quando a coincidência envolve Ronaldo, a Média Livre fica calada

In partnership with
Yahoo sportsHugogil.pt
·20 Mei 2026

Os indignados dos treinadores para o Benfica ainda não pararam. Passam dias a lançar nomes, a chamar o presidente de tudo, a alimentar novelas e a vender incompetências imaginadas como se estivessem dentro do gabinete de Rui Costa. Começam a manhã a dizer uma coisa, acabam o dia a dizer o seu oposto e, pelo meio, arranjam sempre a mesma desculpa: “há vários tabuleiros”, “o mercado muda”, “as fontes evoluem”. Não. O que há é ruído, agenda e muita vontade de transformar o Benfica num saco de pancada diário.
Enquanto isto é permitido, os insultos sobem de tom. Mais nomes são lançados. Mais narrativas são fabricadas. Mais comentadores aparecem a fazer de conta que sabem tudo. Se o Benfica fala com um treinador, é incompetência. Se não fala, é incompetência. Se demora, é incompetência. Se decide depressa, é desespero. Para esta gente, o Benfica nunca age. O Benfica está sempre errado.
Mas, no meio deste circo, há uma coincidência que não vejo ninguém da Média Livre muito interessado em discutir.
Roberto Martínez deixou António Silva fora da convocatória para o Mundial e chamou Samu Costa. A ausência de António Silva foi destacada entre os grandes nomes que ficaram fora, enquanto Samu Costa foi um dos eleitos pelo selecionador nacional. Curiosamente, não vi a mesma indignação. Não vi debates inflamados. Não vi capas com perguntas incómodas. Não vi a Média Livre muito interessada em fazer contas, ligações, coincidências ou suspeitas.
E convém recordar o ambiente. António Silva, jogador do Benfica, já tinha sido tratado como alvo fácil. Houve até quem, no universo da rádio da Média Livre, se apressasse a chamar-lhe chibo. Agora, quando fica fora e entra Samu Costa, todos ficam muito serenos. É só opção técnica. É só escolha do selecionador. É só futebol.
Pois bem, vamos então falar de futebol e de negócios.
Samu Costa é jogador do Maiorca, mas o Almería tem direito a 20% de uma futura venda do médio português. Ou seja, quanto mais valorizado estiver Samu Costa, mais pode ganhar o Almería numa futura transferência.
E quem comprou recentemente uma participação no Almería? Cristiano Ronaldo. Aqui até há uma correção importante: não foram 20%, foram 25%. Ronaldo adquiriu 25% do clube espanhol através da CR7 Sports Investments. Coincidência? Claro. Sempre coincidência.
E quem é acionista da Média Livre? Cristiano Ronaldo. A Sábado, que pertence ao próprio grupo, descreveu Ronaldo como um dos acionistas da Medialivre, detentora da Sábado, Now, Correio da Manhã, Record e Jornal de Negócios. Outra coincidência.
Portanto, temos um jogador convocado que pode valorizar um ativo onde o Almería tem percentagem futura. Temos Ronaldo com 25% do Almería. Temos Ronaldo como acionista da Média Livre. Temos António Silva, jogador do Benfica, fora da convocatória. E temos silêncio. Muito silêncio.
Se isto envolvesse o Benfica, já havia programas especiais. Já havia perguntas sobre conflitos de interesse. Já havia capas com “as coincidências do Mundial”. Já havia comentadores a perguntar se o selecionador estava a ser condicionado. Já havia televotos para saber se Rui Costa devia responder. Já havia suspeitas, insinuações e aquela espuma do costume.
Mas como há Ronaldo no meio, cuidado com a mobília.
É este o jornalismo livre e sem medo? Livre com uns, manso com outros. Sem medo do Benfica, mas cheio de cuidado com quem tem participação no grupo. Para atacar António Silva, há sempre coragem. Para falar de Cristiano Ronaldo, Almería, Média Livre e Samu Costa na mesma frase, já há prudência. Muita prudência.
Assim lá vai António Silva de férias, enquanto Samu Costa, que nem central é, pode eventualmente ocupar uma solução de recurso se for necessário. E algo me diz que ainda o vamos ver com muito protagonismo, tal como João Félix. Mas para essa coincidência ainda teremos de esperar.
O que não precisamos de esperar é para perceber o padrão.
Quando é o Benfica, investigam tudo. Quando é Ronaldo, silenciam tudo.
Langsung


Langsung


Langsung



































