Zerozero
·10 Oktober 2025
Quando a <i>irreverente máquina</i> carburou...

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·10 Oktober 2025
... só o relógio evitou danos maiores. Numa noite inspirada no Estádio Municipal de Portimão, a seleção portuguesa sub-21 levou a melhor frente à Bulgária (3-0), em mais um duelo a contar para a fase de grupos da qualificação para o Euro U21 2027. A armada lusa mostrou-se inspirada no segundo tempo, depois de apresentar algumas dificuldades no capítulo da finalização.
O jogo começou com uma voltagem alta, com os jovens lusos a mostrarem uma clara vontade em resolver cedo a partida. Apesar de algumas oportunidades falhadas nos primeiros 45 minutos - com Gustavo Sá a ser dos elementos mais inconformados -, Rodrigo Mora escavou o caminho para os três pontos, em cima dos 58': após uma excelente jogada de entendimento com Tiago Parente, o criativo do FC Porto rematou de primeira para o fundo das redes.
A expulsão de Georgi Antoanov complicou ainda mais a tarefa dos visitantes, que não conseguiam ameaçar a baliza à guarda de João Carvalho. Aproveitando a superioridade numérica, os pupilos de Luís Freire não demoraram a ampliar o resultado. Aos 66', Tiago Parente, cansado de assistir, apareceu no sítio certo para dar a melhor resolução a uma recarga. Gustavo Varela selou o resultado final, aos 79 minutos, correspondendo da melhor forma ao passe milimétrico de Carlos Forbs. Um golo vindo do banco de suplentes.
Com este resultado, Portugal passa a somar nove pontos, na liderança do Grupo B - os mesmos que a congénere Chéquia. Já a Bulgária permanece com quatro pontos, no terceiro posto da tabela classificativa. Recorde-se que o próximo embate da armada lusa está agendado para o dia 14 de outubro, na deslocação a Gibraltar.
Onze do Portugal:
João Carvalho, Martim Fernandes, Tiago Gabriel, Gonçalo Oliveira, Tiago Parente, Geovany Quenda, Diego Rodrigues, Gustavo Sá, Roger Fernandes, Youssef Chermiti, Rodrigo Mora
Onze do Bulgária:
Plamen Andreev, Mihail Polendakov, Martin Georgiev, Teodor Ivanov, Dimitar Papazov, Petko Panayotov, Tsvetoslav Marinov, Asen Mitkov, Georgi Antoanov, Borislav Rupanov, Kristiyan Balov
1':
Começou a partida
3':
Tiago Parente (Portugal) remata ao poste, após um corte providencial da defesa!!!
Antes da finalização do lateral, Chermiti, de calcanhar, obrigou o guardião adversário a uma defesa apertada.
18':
Portugal está a assumir as rédeas do jogo, mas tem mostrado uma nítida falta de inspiração no último terço, nestes minutos iniciais. Quenda e Roger Fernandes têm explorado as ações individuais, mas, até ao momento, sem sucesso.
23':
Portugal: Diego Rodrigues
arrisca de primeira na entrada da área, porém, Andreev, com uma palmada, impede os festejos lusos.
27':
Portugal: Youssef Chermiti
, com um carrinho, vê a sua finalização passar muito perto do poste direito.
41':
Portugal: Gustavo Sá
não mostra medo em premir o gatilho de fora da área, mas a tentativa passa ligeiramente ao lado da baliza. Remate causa calafrios.
43':
Portugal: Rodrigo Mora
, em posição privilegiada, remata por cima da barra, na sequência de uma recuperação de bola em zona adiantada.
46':
Os pupilos de Luís Freire cresceram ofensivamente com o decorrer do tempo, muito por culpa das melhorias substanciais de Gustavo Sá no encontro. No entanto, na hora de finalizar, a equipa da casa não tem estado competente. Veremos se os respetivos índices melhoram no segundo tempo.
55':
Bulgária: Asen Mitkov
, no segundo poste, remata já em desequilíbrio. O capitão tinha tudo para fazer bem melhor, numa das poucas oportunidades dos visitantes até ao momento.
58':
GOLO Portugal! Rodrigo Mora marca
Rodrigo Mora marca o seu 3º golo na prova (3 jogos)
Tiago Parente, com um belo cruzamento rasteiro, descobre Rodrigo Mora, que, de primeira, não desperdiça a chance. Bela combinação!
63':
Portugal continua a pressionar, em busca do tento da tranquilidade. Depois de muito tentar, os heróis do mar acabaram por encontrar o fundo das redes. Rodrigo Mora voltou a mostrar as suas competências matadoras, quando a sua equipa mais necessitava.
64':
Cartão vermelho para Georgi Antoanov (Bulgária)
Georgi Antoanov vê o seu 1º vermelho na prova (3 jogos)
65':
A Bulgária joga com menos um elemento, depois da expulsão de Georgi Antoanov - por duplo amarelo.
66':
GOLO Portugal! Tiago Parente marca
Tiago Parente marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
Diogo Travassos remata em arco, obrigando o guardião contrário a uma defesa complicada. Tiago Parente aparece no sítio certo para encostar na recarga. Um golo e uma assistência para o lateral!
79':
GOLO Portugal! Gustavo Varela marca
Gustavo Varela marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
Carlos Forbs desfere um excelente cruzamento tenso para Gustavo Varela, que, de primeira, não se faz rogado. Golo proveniente do banco.
85':
Portugal: Geovany Quenda
, com um remate em arco fica perto do 4-0.
87':
Portugal: Geovany Quenda
volta a tentar a sua sorte, mas o jogador do Sporting perde o duelo das vontades frente a Andreev.
90':
Portugal: Carlos Forbs
remata ao lado, com a bola a passar muito perto do poste esquerdo.
90 +4':
O árbitro apita para o final da partida
Fim de Jogo:
Vitória categórica de Portugal! A armada lusitana melhorou os índices de finalização no segundo tempo para garantir três preciosos pontos na sua caminhada rumo ao Campeonato da Europa. O talento é notório, porém, falta alguma clarividência no último terço, algo que ficou patente nos primeiros minutos.
Melhor em campo:
Tiago Parente (POR) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Um golo e uma assistência, numa exibição muito personalizada. Excelentes recortes ofensivos do lateral!