Portal dos Dragões
·30 September 2025
Quanto pode render a participação na Liga Europa ao FC Porto?

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·30 September 2025
A presença do FC Porto na Liga Europa 2025-2026 desperta a atenção não só pelo plano desportivo, mas pelo seu potencial financeiro. A UEFA tem vindo a trabalhar nos últimos anos para tornar a competição mais apelativa financeiramente, aumentando os prémios para os clubes participantes. Apesar do prestígio histórico da prova, há alguns clubes que não a consideram tão atrativa, sobretudo pelo nível dos prémios e pelo lado financeiro da competição.
Os valores não chegam aos números astronómicos da Champions League, mas já começam a ser relevantes para transformar a Liga Europa numa fonte de receitas interessante e vantajosa, especialmente para clubes que querem consolidar o seu projeto e reforçar a sua presença europeia. Enquanto um dos grandes favoritos desta edição, quanto poderia ganhar o FC Porto?
É que para as casa de apostas internacionais como a LeonBet, o FC Porto está no pódio dos favoritos ao título. O Aston Villa surge como principal favorito à conquista do troféu, talvez pelo peso que carrega enquanto representante da Premier League, com uma odd de 6.00. Logo atrás aparecem FC Porto e Roma, ambos cotados a 9.00, seguidos do Nottingham Forest (10.00), enquanto Betis e Lyon completam o top-5 (alargado) dos favoritos com uma odd de 13.00.
Ainda que não seja colocado como favorito absoluto, é evidente o peso competitivo do FC Porto nesta edição da prova, que vai ao encontro dos excelentes sinais que tem dados desde o início da época. A sua posição destacada nas cotações reflete uma avaliação imparcial baseada em probabilidades reais, em contraste com as opiniões subjetivas de comentadores ou adeptos.
Este é, por isso, um indicador bastante fiável da verdadeira capacidade dos Dragões em lutar pelo troféu e até repetir conquistas passadas, tornado esta questão legítima. E para os adeptos azuis e brancos mais confiantes, por que não tirar partido do bónus Leonbet e apostar num FC Porto campeão da segunda maior prova europeia esta época? Mas afinal, para la do prestígio, quanto pode ganhar a equipa de Farioli esta temporada no cenário europeu?
Todos os 36 clubes que chegam à fase de grupos garantem à partida 4,31 milhões de euros, apenas por estarem presentes na competição. Além deste valor base, cada resultado positivo também é premiado, uma vitória rende 450 mil (quase meio milhão), enquanto um empate vale 150 mil euros.
E mesmo a posição final na fase de grupos traz recompensas diferentes, as equipas que terminarem entre os oito primeiros recebem mais 600 mil euros, e aquelas entre o 9.º e o 16.º lugar ganham 300 mil euros. Em resumo, um percurso perfeito na fase de liga, com 8 vitórias, renderia 3,6 milhões de euros.
Na fase a eliminar, os prémios vão crescendo à medida que a equipa avança. A presença no playoff de acesso aos oitavos rende 300 mil euros, e a presença nos oitavos de final rende também 1,75 milhões de euros. Depois, a qualificação para os quartos de final rende 2,5 milhões de euros, a presença nas meias-finais 4,5 milhões de euros, e marcar presença na final garante 7 milhões de euros.
E claro, o vencedor recebe ainda um bónus adicional de 6 milhões de euros, o que significa que, no total, um percurso perfeito até ao título pode render mais de 30 milhões de euros só em prémios diretos da UEFA. Sem contar com receitas de bilheteira ou direitos televisivos.
Estes números demonstram o esforço da UEFA em transformar a Liga Europa numa competição financeiramente mais apelativa, para que os clubes vejam nela não apenas uma oportunidade desportiva, mas também uma fonte de receitas relevante.
Ganhar esta competição é algo que não é novidade para o FC Porto. Os Dragões conquistaram a prova em 2003, com José Mourinho, e voltaram a levantar o troféu em 2011, numa final inteiramente portuguesa frente ao SC Braga, então sob o comando de André Villas-Boas, curiosamente, hoje o atual presidente do clube.
Atual presidente que parece ter preparado bem a equipa para permitir a Farioli repetir a façanha que o próprio conseguiu cerca de 15 anos atrás. Esse historial recente coloca os dragões entre os emblemas mais respeitados desta prova, a par de clubes como o Sevilla, a Roma ou o Villarreal.
O grande objetivo do FC Porto continua a ser a conquista do campeonato nacional. A Liga Europa, por sua vez, não é um objetivo assumido, mas sim uma competição onde um clube com a reputação e a história europeia dos Dragões tem naturalmente a ambição de ir o mais longe possível. E sendo este um clube com forte tradição europeia, irão com certeza encarar esta prova honrando esse estatuto.