Zerozero
·2 Oktober 2025
Quem é Ángel Alarcón, aposta surpresa de Farioli para o jogo com o Estrela Vermelha?

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·2 Oktober 2025
Depois do triunfo frente ao FC Arouca, o FC Porto recebe agora o Estrela Vermelha em jogo a contar para a segunda jornada da fase de liga da Liga Europa.
O duelo dos dragões com o emblema sérvio acontece cerca de 72 horas antes do embate com o Benfica para a Liga Portugal Betclic (domingo, às 21h15), pelo que Francesco Farioli optou por rodar a equipa no encontro desta quinta-feira. Se a chamada de nomes como Prpic e Deniz Gül ao onze pode surpreender, a maior novidade é, de forma inequívoca, a inclusão de Ángel Alarcón na equipa inicial.
Perante o facto de o espanhol ser praticamente um desconhecido para muitos adeptos dos azuis e brancos, o zerozero procurou dar a conhecer um pouco mais o perfil deste irrequieto extremo.
Chegado a Portugal no início da temporada passada, Ángel Alarcón, atualmente com 21 anos, rapidamente mostrou ao que vinha no FC Porto. O extremo, rápido e com qualidade técnica, reforçou os azuis e brancos depois de vários anos na formação do FC Barcelona e a verdade é que não desiludiu.
Ao serviço da equipa B, onde atuou em 2024/25, apontou sete golos em 19 jogos disputados. Ainda assim, arriscamos dizer que estes números apenas não foram superiores porque o espanhol perdeu praticamente dois meses de competição (entre janeiro e março) devido a lesão- foi operado ao joelho esquerdo.
Perante o bom desempenho que apresentou na temporada transata, o jovem foi incluído por Francesco Farioli nos trabalhos de pré-época do FC Porto- o facto de ter disputado mais de metade dos jogos da equipa B em 2024/25 fez com que a renovação automática até 2027 fosse ativada. A isto junta-se a cláusula de rescisão fixada nos 40 milhões de euros.
Ainda que o treinador italiano tenha mostrado desde início que apreciava as qualidades do extremo, a verdade é que a estreia de Alarcón pela equipa principal dos dragões aconteceu apenas a 19 de setembro, isto depois de quatro jogos pela equipa B no arranque do campeonato (entretanto, já fez mais uma partida pelo conjunto de João Brandão após ser utilizado por Farioli em Vila do Conde).
Fazendo uma retrospetiva, é possível dizer que o camisola 47 fez por merecer a oportunidade que agora está a ter e que a paciência foi uma das suas grandes virtudes ao longo deste trajeto de dragão ao peito.
Tal como já foi referido, Ángel Alarcón fez praticamente toda a formação no FC Barcelona. No entanto, mais do que isso, o extremo teve a capacidade de se estrear pela equipa principal dos blaugrana.
Nascido em Castelldefels, nos arredores de Barcelona, Alarcón é filho de dois ex-jogadores de futebol , isto na medida em que o seu pai (Bruno) e a sua mãe (Verónica) jogaram no UD Vista Alegre, clube da sua localidade.
Ainda que tenha começado o seu trajeto nas camadas jovens do Espanyol, Ángel chegou ao FC Barcelona em 2018, mostrando valências desde cedo. Apesar disso, o jogador teve de ultrapassar um grande desafio na temporada 2021/22, altura em que sofreu uma rotura de ligamentos no joelho e esteve afastado dos relvados durante mais de um ano- depois disso chegou a marcar ao FC Porto na Youth League.
Voltou a tempo de ser chamado por Xavi Hernández a jogos da equipa principal- quatro, no caso- em 2022/23. Perante este cenário, acabou mesmo por se sagrar campeão espanhol nessa temporada.
Sem jogar pela equipa principal do culés em 2023/24, Alarcón optou por dar sequência à sua carreira na cidade Invicta.
Agora, frente ao Estrela Vermelha, terá a oportunidade de ser titular pela primeira vez. Conseguirá o jovem ter continuidade nas escolhas de Franceso Farioli?