Zerozero
·1 Agustus 2025
Quem é Vagiannidis? Conheça o novo lateral do Sporting

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·1 Agustus 2025
O nome de Georgios Vagiannidis já pairava pelos corredores do Estádio de Alvalade há algum tempo, com o seu nome a ser associado ao Sporting há largos meses. Contudo, agora o negócio vai mesmo concretizar-se.
O lateral direito grego aterrou, esta sexta-feira, em Lisboa e, ao que tudo indica, tem tudo acertado para reforçar os bicampeões nacionais a troco de 12 milhões de euros para o Panathinaikos, (mais dois em objetivos). Espera-se que assine até 2030.
Por isso, chegou a hora de saber. Quem é, afinal, Vagiannidis?
Nascido em Atenas, capital grega, Georgios - irmão de Emilios Vagiannidis - é produto das escolas do Panathinaikos, onde começou a chamar a atenção bastante cedo. A estreia na equipa principal surgiu com naturalidade, a 5 de dezembro de 2019 - 2-0, com o Panachaiki, na Taça da Grécia - e fez um golo e uma assistência no seu segundo jogo (3-1), pouco antes da pandemia de Covid-19 interromper o futebol (e o mundo).
Perante a onda de incerteza vivida no Mundo, o Inter de Milão aproveitou a interrupção nas negociações entre o Panathinaikos e o jogador - que tinham um acordo verbal para a renovação- para o contratar em 2020, a troco de apenas 400 mil euros - compensação obrigatória da FIFA.
O internacional jovem pelas seleções gregas tinha assim a sua primeira experiência fora do seu país, mas esta não decorreu como desejado: foi prontamente emprestado aos belgas do Sint-Truiden, da primeira divisão.
No entanto, não fez qualquer jogo e acabou por voltar, em definitivo, ao «seu» Panathinaikos, em setembro de 2021. Começou a ganhar o seu espaço e, na época 2022/23, já era titularíssimo da sua posição.
Nos últimos dois anos tem vindo a ser dos principais destaques do campeonato grego. Ajudou o Panathinaikos a conquistar duas Taças gregas - de resto, marcou o golo da vitória na final de 2024, frente ao Aris [1-0] - e acabou por estrear-se na seleção em setembro de 2024 - substituiu Fotis Ioannidis, um velho conhecido leonino, na vitória sobre a Finlândia [3-0].
Este crescimento recente levou-o a ser apontado, inclusive, à Premier League - Everton terá mostrado interesse na sua contratação -, mas foi o leão quem levou a melhor.
Atualmente, o ala direito é considerado o melhor da posição no seu país, pelo que é muito querido e respeitado entre os adeptos helénicos e, especialmente, os do Panathinaikos.
Quanto ao seu estilo de jogo, acaba por ter muitas semelhanças com Alberto Costa, lateral português que reforçou o FC Porto, mas foi fortemente apontado aos leões (chegaram a fazer proposta) nos últimos dois mercados.
É um lateral que marca pela verticalidade que impõe na ala direita e que tem grande facilidade em inserir-se no último terço. Por norma, dá prioridade pelos movimentos exteriores, apostando mais no cruzamento, mas tem vindo a demonstrar recursos técnicos que lhe permitem desenvolver o seu jogo, tanto na criação como nos movimentos interiores - já jogou a médio e extremo. De resto, esses recurso são, provavelmente, o que mais o diferenciará da sua concorrência no Sporting, o espanhol Fresneda.
Na Grécia é muito elogiado pela sua ética de trabalho, atitude e capacidade de liderança. Além disso, está habituado, nos últimos anos, a jogar numa defesa a quatro, uma das principais alterações impostas por Rui Borges para esta nova época.
O lado defensivo é onde costuma demonstrar as suas debilidades, especialmente ao nível de posicionamento em defesa organizada, mas é também uma área onde tem vindo a evoluir nos últimos anos, especialmente desde a sua passagem pelo Inter de Milão. Costuma conseguir compensar algumas dessas debilidades pela disponibilidade física e psicológica para o jogo.
É Vagiannidis o homem certo para a lateral direita do atual campeão nacional?