Rafinha anuncia aposentadoria com lágrimas e fala em coração partido | OneFootball

Rafinha anuncia aposentadoria com lágrimas e fala em coração partido | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·21 Juli 2025

Rafinha anuncia aposentadoria com lágrimas e fala em coração partido

Gambar artikel:Rafinha anuncia aposentadoria com lágrimas e fala em coração partido

Campeão pelo Flamengo, o histórico lateral-direito Rafinha ainda não havia anunciado o fim de sua carreira oficialmente. Existia expectativa para saber se ele ainda voltaria a jogar por algum clube ou se o fim da carreira realmente havia chegado.

Ele está sem clube desde março, quando deixou o Coritiba, clube que o revelou e que fica marcado, também, como sua última equipe.


Video OneFootball


Nesse período, Rafinha vinha trabalhando como comentarista no SporTV. Finalmente, ele anuncia o que vai ser do seu futuro.

O jogador realmente não volta a entrar em campo. Quem viu jogar, viu. Agora, quem quiser ver o atleta desfilar seu talento precisará recorrer a arquivos, ou jogos no YouTube, por exemplo.

Isso porque Rafinha anunciou, no SporTV, ao lado de jornalistas, que não joga mais. Ele faz o anúncio da aposentadoria e não aguenta segurar o choro.

O pronunciamento de Rafinha

Emocionado, Rafinha agradece pela carreira e se mostra realizado com tudo que construiu dentro e fora dos gramados.

"Hoje eu anuncio oficialmente o fim da minha carreira como jogador de futebol profissional. É um momento muito especial na minha vida. Estou me segurando, foi uma viagem de muito tempo. Agradecer a Deus. Não esperava chegar aonde cheguei. Fui abençoado, sou um cara realizado na minha profissão. Tenho uma família maravilhosa. Hoje, está chegando ao fim. Não jogo mais profissionalmente", inicia.

Ele diz estar de coração partido, mas sem arrependimentos e explica a dificuldade de tomar uma decisão assim.

"É difícil falar. A vida continua, mas não vou mais entrar no estádio, levar essa vida que sempre levei, que vivi dentro de vestiário. Fiz tantos amigos durante essa trajetória. Mas tudo tem um começo e um fim. Hoje, anuncio oficialmente minha aposentadoria dos gramados. Realizado, sem arrependimentos, com o coração partido. Não é uma decisão fácil. A gente quer esticar a corda até aonde não pode", comenta.

Por fim, ele comemora ter aguentado jogar até que seus filhos pudessem assisti-lo.

"Mas é legal conseguir jogar até que meus filhos pudessem me ver jogando. Só meu pai não pôde, porque faleceu. Mas realizei todos os meus sonhos do futebol", conclui.

Rafinha pelo Flamengo

Pelo Flamengo, Rafinha ficou pouco tempo. Mas foi suficiente para ficar marcado na história, já que ele fez parte dos seis meses mágicos do segundo semestre de 2019.

Além disso, ele seguiu no clube até agosto de 2020, quando deixou o Ninho do Urubu para jogar no Olympiacos. Ele venceu Libertadores, Brasileirão, Recopa, Supercopa e Carioca.

Lihat jejak penerbit