Rafinha evita pensar em futuro no São Paulo e crê em recuperação do clube: “Confiança será resgatada” | OneFootball

Rafinha evita pensar em futuro no São Paulo e crê em recuperação do clube: “Confiança será resgatada” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·28 Januari 2026

Rafinha evita pensar em futuro no São Paulo e crê em recuperação do clube: “Confiança será resgatada”

Gambar artikel:Rafinha evita pensar em futuro no São Paulo e crê em recuperação do clube: “Confiança será resgatada”

Rafinha foi apresentado como gerente esportivo do São Paulo na tarde desta terça-feira, no SuperCT, em coletiva de imprensa. O novo dirigente tricolor chega ao clube com a principal função de estabelecer um elo entre comissão técnica, jogadores e diretoria.

Anunciado na última segunda-feira, Rafinha assinou contrato que não tem prazo de validade no São Paulo — ou seja, o vínculo pode ser encerrado a qualquer momento. Diante do cenário de eleições presidenciais no fim deste ano, o gerente esportivo foi questionado sobre o futuro no clube, uma vez que a gestão de Harry Massis só vai até o final de 2026, mas despistou e pregou foco no presente.


Video OneFootball


“Meu pensamento é amanhã, 21h30, no Morumbis. Esse é pensamento, a coisa mais importante para o São Paulo neste momento, estreia no Campeonato Brasileiro contra um gigante, que é o Flamengo. Essa é minha preocupação. Não tenho preocupação nenhuma com o que vai acontecer no fim do ano, quem vai entrar e sair. Estou aqui para viver o momento, estou preparado para isso. Meu objetivo principal não é pensar no que vai acontecer no mês que vem, semana que vem, não, mas sim amanhã, nosso primeiro desafio aqui no São Paulo”, afirmou o ex-jogador.

Confiança em recuperação

O São Paulo estreia no Campeonato Brasileiro na noite desta quarta-feira, contra o Flamengo, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis.

Rafinha, inclusive, admitiu que o Morumbis precisa voltar a ser a fortaleza do São Paulo. Na atual temporada, o Tricolor tem uma vitória e uma derrota como mandante. Na visão do dirigente, o time precisa recuperar a confiança da torcida para voltar a fazer do estádio um palco temido pelos rivais.

“É muito cedo para ter um diagnóstico do que está acontecendo, mas futebol não tem segredo. Sabemos do que o jogador precisa. O jogador brasileiro é diferente da cultura dos outros jogadores do mundo. Essa confiança vai ser resgatada. Conheço todos eles. Às vezes uma derrota dói, custa caro num clássico. Agora, o São Paulo é muito forte dentro de casa. O Morumbis não pode ser mais um estádio normal para quem vem jogar contra o São Paulo. Nunca foi. Não pode ser assim. O São Paulo, com o torcedor em casa, é muito forte. Tem que ser assim”, afirmou.

“O adversário tem que pensar muito bem antes de vir jogar aqui, é um ambiente que sempre nos favoreceu. O Morumbis tem que voltar a ser o estádio que todo adversário não quer vir jogar, esse tem que ser o pensamento: resgatar essa confiança do torcedor para ir no estádio e apoiar. E os jogadores, mudar a postura, mostrar para os torcedores que vai ser diferente. No que eu puder ajudar para recuperar essa confiança, essa entrega, essa postura, essa vontade de jogar, vou fazer”, finalizou.

Além de ‘fazer a ponte’ entre as partes envolvidas no dia a dia do futebol, Rafinha também será responsável por blindar o SuperCT do caos externo do São Paulo.

Carreira de Rafinha

Essa será a primeira experiência de Rafinha como profissional de uma diretoria de futebol. O ex-lateral se aposentou dos gramados recentemente e vinha atuando como comentarista, mas defendeu grandes clubes ao longo da carreira, como Coritiba, Genoa, Bayern de Munique, Schalke 04, Flamengo, Olympiacos, Grêmio e São Paulo.

A passagem de Rafinha pelo São Paulo foi marcada pela liderança e pelos títulos. O ex-lateral foi o capitão da equipe nas conquistas da Copa do Brasil, em 2023, e da Supercopa do Brasil, em 2024. Ele defendeu as cores do clube entre 2022 e 2024, quando decidiu voltar ao Coritiba e encerrar a carreira no clube que o revelou.

Em 117 jogos pelo São Paulo, Rafinha marcou um gol e distribuiu cinco assistências. Agora, ele volta ao clube para ajudar a arrumar a casa e exercer uma nova função, desta vez fora de campo.

Próximos jogos do São Paulo

  1. São Paulo x Flamengo (primeira rodada do Campeonato Brasileiro)
  2. Data e horário: 28/01 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
  3. Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
  1. São Paulo x Santos (sexta rodada do Campeonato Paulista)
  2. Data e horário: 31/01 (sábado), às 20h30 (de Brasília)
  3. Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
Lihat jejak penerbit