Zerozero
·23 Januari 2026
Ranking UEFA: Portugal cada vez mais próximo dos Países Baixos

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·23 Januari 2026

Findada mais uma jornada de competições europeias, está na altura de olhar para o tão importante ranking UEFA, que tem influência direta no que ao número de equipas presentes nas respetivas provas diz respeito - bem com os acessos (diretos ou via play-off) aos mesmos.
Relativamente às contas lusas, a ronda em questão terminou com duas vitórias, um empate e apenas uma derrota por parte das quatro equipas que representam a bandeira portuguesa além-fronteiras. Sporting e SC Braga venceram os respetivos encontros, ao passo que o FC Porto escorregou na Chéquia e o Benfica perdeu em Turim.
Contas feitas, Portugal somou um total de 1.250 pontos para o ranking e alcançou, desta forma, os 65.1160 pontos. Além disso, as três equipas que pontuaram na jornada em questão já garantiram o apuramento para, pelos menos, os play-offs de acesso aos oitavos, sendo esta uma condição que garantiu uma bonificação extra para Portugal - a pontuação final é, assim, de 65.7160.
Este número coloca as ambições portuguesas ainda mais consolidadas no sétimo lugar, perante a concorrência belga, mas não só - também ajuda a aproximar dos Países Baixos, atual sexto classificado da lista.
No sentido inverso, os neerlandeses somaram apenas 0.800 pontos, contabilizando, agora, 66.4290 no total. Na Liga dos Campeões, o Ajax venceu, ao passo que o PSV saiu derrotado frente ao Newcastle. Por sua vez, o Feyenoord triunfou na Liga Europa, mas Go Ahead Eagles e FC Utrecht somaram desaires.
Já que nenhuma das equipas neerlandesas garantiu, até ao momento, a continuidade na prova, este acaba por ser um fator bastante positivo para Portugal, já que o adversário direto no ranking não somou quaisquer pontos extras.
Além disso, todas as equipas dos Países Baixos não dependem de si próprias para avançar nas respetivas competições. Com três formações lusas já garantidas para disputar pelo menos dois jogos, terminar a época em questão no sexto lugar é cada vez mais uma forte probabilidade.
[n.d.r: o AZ Alkmaar vai estar presente nos play-offs de acesso aos oitavos da Conference League, pelo que vai poder continuar a somar pontos ao serviço da sua nação]
Ora, Portugal olha, agora, com bons olhos para a posição acima, já que alcançar os Países Baixos volta a estar na mira lusa. Este objetivo seria de grande importância para as equipas portuguesas, já que o sexto posto permite a existência de três clubes na UEFA Champions League - um a mais em relação ao cenário atual.








































