Zerozero
·9 November 2025
Redenção nos instantes finais

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·9 November 2025

Na Vila das Aves, o AFS somou o segundo empate consecutivo na Liga Portugal Betclic, ao empatar 1-1 frente ao Gil Vicente. Num jogo intenso e decidido apenas nos minutos finais, a equipa de João Pedro Sousa voltou a mostrar sinais de crescimento, mesmo sem conseguir ainda a primeira vitória no campeonato.
O encontro começou praticamente com o golo do Gil Vicente: logo aos cinco minutos, Santi García aproveitou um canto para colocar os gilistas em vantagem. A formação de César Peixoto dominou a primeira parte, controlando a posse de bola e o ritmo do jogo, mas sem conseguir ampliar o marcador perante um AFS algo retraído - Pablo falhou ainda uma grande penalidade em cima do intervalo.
Na segunda metade, o cenário mudou. O AFS regressou dos balneários mais pressionante e decidido, e ganhou outra dimensão ofensiva com a entrada de Nenê. O avançado deu profundidade e presença na área, e a equipa passou a carregar em busca do empate, empurrando o Gil Vicente para o seu meio-campo.
Aos 84 minutos, o veterano avançado teve nos pés a oportunidade de empatar, mas desperdiçou uma grande penalidade. No entanto, três minutos depois, redimiu-se com o golo que fixou o resultado final em 1-1, aproveitando um passe vindo da direita e coroando uma exibição de carácter e insistência da equipa avense.
Apesar de não somar ainda qualquer triunfo na Liga, o AFS voltou a pontuar e, pela primeira vez esta época, evita a derrota em dois jogos consecutivos. Um pequeno passo, mas um sinal claro de evolução e resiliência de uma equipa que parece finalmente começar a encontrar o seu caminho.
↵
Nenê (AFS): Com Nenê tudo mudou! O AFS vinha a crescer desde o início da segunda parte, mas foi depois da entrada do experiente avançado que o jogo mudou de figura e a que a turma de Vila das Aves cheirou o golo. Apesar da grande penalidade desperdiçada, o camisola 18 redimiu-se três minutos depois e salvou um ponto para a sua equipa.
Pedro Lima (AFS): Excelente resposta do médio. Entrou ao intervalo para jogar nas costas do avançado empurrando Spencer para a direita e foi um dos responsáveis da boa resposta da equipa na segunda parte. Fez a assistência para o golo do empate.
João Gonçalves (AFS): Depois de um longo período lesionado João Gonçalves voltou com tudo. Excelente exibição do guarda-redes que se mostrou sempre atento nas leituras e fez uma enorme intervenção na compensação que evitou o golo da vitória do Gil.
Andrew Ventura (Gil Vicente): Aguentou enquanto conseguiu! Apesar do golo sofrido, grande jogo do guarda-redes entres os postes. Foi um dos responsáveis da equipa por manter a curta vantagem e ainda defendeu uma grande penalidade já perto do fim.
Joelson Fernandes (Gil Vicente): Esperava-se mais. Exibição apagada do extremo que tem vindo a ganhar novo protagonismo em Portugal, agora com as cores da formação de Barcelos.
Pedro Ramalho teve um fim de tarde ocupado na Vila das Aves. Apesar de ter sido um jogo pacífico, no geral, teve dois lances capitais onde foi chamado a intervir. Na primeira parte, em cima do intervalo, o árbitro de 38 anos assinalou, com recurso às imagens do VAR, uma grande penalidade a favor do Famalicão. Boa decisão do juiz da AF de Évora que teve que repetir o mesmo gesto já perto do minuto 90. Num lance que requer mais interpretação - toque de Elimbi nas costas de Nenê (a velha questão da intensidade) - Pedro Ramalho voltou a apontar para a marca dos onze metros. Tarde assertiva para o árbitro de Elvas.

Onze do AFS:
João Gonçalves, Sidi Bane, Rúben Semedo, Cristian Devenish, Kiki Afonso, Diogo Spencer, Gustavo Assunção, Jaume Grau, Babatunde Akinsola, Tomané, Óscar Perea

Onze do Gil Vicente:
Andrew Ventura, Zé Carlos, Marvin Elimbi, Jonathan Buatu, Ghislain Konan, Santi García, Facundo Cáseres, Luís Esteves, Murilo Souza, Pablo Felipe, Joelson Fernandes
1':

Começou a partida
4':

Gil Vicente: Facundo Cáseres
, que grande testada e grande defesa de João Gonçalves
5':

GOLO Gil Vicente! Santi García marca
Santi García marca o seu 2º golo na prova (11 jogos)
Quarto canto em menos de cinco minutos! O AFS pôs-se a jeito e o Gil Vicente não perdoou. Murillo levantou para o primeiro poste e Santi García, com um pequeno desvio, fez a bola passar onde não devia e abriu o marcador ainda cedo
16':

Que grande entrada do Gil Vicente! Com quatro cantos em menos de 5 minutos - todos eles batidos de forma diferente - a formação avense colocou-se a jeito e deixou que os gilistas acreditassem através da bola parada. Murillo levantou para o primeiro poste e uma falha defensiva permitiu que Santi García desviasse ao onde a bola não poderia passar. Veremos como reage a turma de João Pedro Sousa!
20':

Gil Vicente: Luís Esteves
ganhou sobre Rúben Semedo e, num remate cruzado, fez a bola passar muito perto da baliza de João Gonçalves
31':

Gil vai assumindo o controlo da partida, mas sem grande exuberância. O jogo atravessa uma fase mais monótona e não tem havido grandes situações de golo, apesar de um ou outro remate fácil para Andrew/João Gonçalves
39':

Lance de dúvida na área do AFS. Há pedidos de grande penalidade por mão na bola de Sidi Bane!
40':

VAR analisa:
possível grande penalidade de Sidi Bane. Pedro Ramalho vai escutando as indicações do VAR.
42':

VAR:
Pedro Ramalho vai ver as imagens!
43':

VAR:
Pedro Ramalho já tomou a decisão e HÁ grande penalidade por posição não natural de Sidi Bane
44':

Pablo Felipe (Gil Vicente) falha a grande penalidade!
44':

Pablo acerta mal no esférico e a bola sai por cima da baliza de João Gonçalves. O Gil desperdiça, assim, uma oportunidade de ouro de ir para o intervalo com outro conforto. Além disso, o goleador da turma de Barcelos deixou escapara a oportunidade de se isolar na lista de melhores marcadores.
Intervalo:

Entrada forte do Gil entregou conforto imediato à formação de Barcelos! Domínio dos pupilos de César Peixoto, que se mostraram muito confortáveis no decorrer da primeira parte e chegaram ao golo bastante cedo. Desfeito o nó, as oportunidades de golo foram poucas de parte a parte e o AFS pouco ou nada fez para inverter o rumo da situação. Em cima do intervalo, a turma das Aves ganhou outro fôlego quando viu Pablo desperdiçar uma grande penalidade. Veremos o que nos traz João Pedro Sousa na segunda parte!
50':

Boa entrada do AFS na segunda parte!
56':

Gil Vicente: Jonathan Buatu
fica a centímetros de empurrar a bola para o fundo das redes! Que perdida do central e agora capitão do Gil
61':

Mantém-se a toada desta segunda parte! Jogo equilibrado, mas com uma série de incursões perigosas por parte do AFS
75':

Continua a crescer o AFS nestes últimos minutos. Vários lances de perigo na área de Andrew. Elambi e Buatu têm sido umas verdadeiras muralhas!
81':

AFS: Nenê
com um excelente remate pela esquerda. Defesa apertada para Andrew
84':

Nenê (AFS) falha a grande penalidade!
85':

Tarde de pouca inspiração para os goleadores! Depois de Pablo falhar na primeira parte, agora é a vez de Nenê falhar uma grande penalidade. Brilhante defesa de Andrew que esperou até ao último segundo!
87':

GOLO AFS! Nenê marca
Nenê marca o seu 2º golo na prova (8 jogos)
Muitas cerimónias de Buatu e Elimbi para despachar a bola, Pedro Lima foi mais forte e tocou em Nenê, completamente solto na esquerda, para o golo do empate!
90 +1':

AFS: Pedro Lima
enche o pé dentro de área para um grande remate e a bola vai à malha lateral
90 +5':

Gil Vicente: Luís Esteves
com uma bomba na entrada da área. João Gonçalves deixa escapar e é por muito pouco que Gustavo Varela não faz a emenda
90 +5':

Jogo em aberto e com muita intensidade nestes minutos finais!
90 +6':

Gustavo Varela (Gil Vicente) remata ao poste!!!
Na recarga ainda vê João Gonçalves fazer uma enorme defesa
90 +7':

O árbitro apita para o final da partida
Fim de Jogo:

Grande jogo na Vila das Aves! Gil Vicente, a vencer até ao minuto 87, deixou escapar a quarta vitória consecutiva na Liga perante uma turma do AFS que fez uma enorme segunda parte. Os pupilos de João Pedro Sousa entraram melhores na segunda parte, foram carregando em busca do golo e conseguiram através de Nenê, o experiente goleador. Os gilistas reagiram na compensação, enviaram ao poste, mas o empate já estava destinado. Resultado justo perante duas partes completamente distintas.
Melhor em campo:

Nenê (AFS) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Com Nenê tudo mudou! O AFS vinha a crescer desde o início da segunda parte, mas foi depois da entrada do experiente avançado que o jogo mudou de figura e a que a turma de Vila das Aves cheirou o golo. Apesar da grande penalidade desperdiçada, o camisola 18 redimiu-se três minutos depois e salvou um ponto para a sua equipa.









































