Coluna do Fla
·6 Februari 2026
Redução de times e mudança no rebaixamento: CBF estuda mudanças profundas no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·6 Februari 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) segue realizando ajustes no calendário e nas competições após a eleição de Samir Xaud, em 2025. Desse modo, o presidente da entidade mira alterações profundas no Brasileirão, com redução no número de clubes e de rebaixados.
De acordo com informações do jornalista Diogo Dantas, a CBF vai debater com os clubes a mudança na estrutura do Campeonato Brasileiro de 20 para 18 equipes. Com isso, o número de times rebaixados cairia de quatro para três.
Além disso, haveria um playoff do antepenúltimo da Série A contra o terceiro da Série B. O vencedor ficaria com a vaga na Primeira Divisão. A proposta é utilizada no futebol alemão e já foi debatida em outras ligas da Europa.
A CBF tem realizado mudanças nos torneios nacionais. Em 2025, mudou o formato da Copa do Brasil, da Copa do Nordeste e de outras competições regionais. Já em 2026, a entidade alterou o regulamento da Série B, criando playoffs do terceiro ao sexto colocados por duas vagas na elite.
O Flamengo não deve ser impactado pelas mudanças na parte de baixo da Série A e na forma de disputa da Série B. Isso porque, o Mais Querido nunca foi rebaixado e tem brigado todos os anos pelo título do Brasileirão, deixando a luta contra a queda para os rivais.
Assim, enquanto a CBF estuda novas mudanças, o Flamengo segue focado nos próximos compromissos da temporada. O Mais Querido encara o Sampaio Corrêa-RJ neste sábado (07), às 21h (horário de Brasília), pela última rodada do Campeonato Carioca.
Desse modo, o Coluna do Fla traz todas as informações do jogo do Flamengo direto do Maracanã, com reportagem de Rodrigo Lima. Além disso, o Premiere, via pay-per-view, e a GE TV, no YouTube, exibem o jogo do Mais Querido.








































