Leonino
·9 April 2025
Reforço do Sporting faz confissão: "Comecei a ir ao psicólogo, porque deixei de gostar do jogo"

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·9 April 2025
O Sporting oficializou recentemente as contratações de Alisson Santos e Giorgi Kochorasvhili para a próxima temporada. O médio georgiano participou recentemente numa colaboração do Levante com o Grupo de Saúde Ribeiro, apelidada de Sentir a Camisola e revelou algumas dificuldades ao longo da carreira.
"Comecei a ser seguido por uma psicóloga em 2021, porque não estava a desfrutar no campo quando como era criança e era isso que queria sentir. Sai do mau país muito jovem [em 2017, com 18 anos ] e sentia que os meus pais dependiam do meu êxito. Era um fardo de pressão enorme e constante", explicou.
Kochorashvili recorda que "quando chegava a casa só falava de futebol, do jogo... Até que a minha psicóloga me proibiu de falar de futebol com os meus pais". O médio explica que "também houve uma época [2023/24]" na qual esteve lesionado, mas utilizou "meditação e a recuperação mental para ultrapassar esses problemas".
"Passei a falar apenas do meu quotidiano - e, sim, é algo libertador. Hoje em dia é determinante trabalhar a parte mental quando estás bem, não apenas quando te sentes mal. É determinante partilhares aquilo que estás a pensar, sempre. Hoje sei para onde transportar a tensão e quem me acompanhou neste processo [a sua psicóloga] voltou a dar-me vida. Sinto que neste momento consigo controlar muito bem todos os momentos", confessou o reforço do Sporting.
Esta temporada, com a camisola do Levante, Giorgi Kochorashvili – avaliado em 4 milhões de euros – leva 27 encontros, todos eles na segunda divisão espanhola. Ao todo, nos 2.177 minutos que disputou, o internacional georgiano marcou seis golos e fez quatro assistências.