Gazeta Esportiva.com
·28 November 2025
Reforma do estatuto: Corinthians altera datas de duas audiências públicas

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·28 November 2025

Nesta quinta-feira, o presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Júnior, divulgou a alteração de duas datas referentes às audiências públicas destinadas ao debate sobre a reforma do estatuto do clube.
Em nota publicada nesta quinta-feira, o Corinthians informou o adiamento das audiências públicas que tratarão sobre os temas “Votação do Fiel Torcedor” e “Poderes Sociais; Assembleia Geral, Convocação, Quórum e Publicidade”.
A audiência pública referente ao voto do Fiel Torcedor passou do dia 4 de dezembro (quinta-feira) para o dia 5 de dezembro (sexta-feira) e será realizada na sala de imprensa da Neo Química Arena.

(Foto: André Costa/Gazeta Press)
Já a segunda reunião, que tratará de “Poderes Sociais; Assembleia Geral, Convocação, Quórum e Publicidade”, foi agendada para o dia 17 de dezembro (quarta-feira). Esta, entretanto, foi mantida para o Teatro Corinthians, no Parque São Jorge.
De acordo com a nota assinada por Romeu Tuma Júnior, as duas audiências públicas precisaram ser adiadas devido à locação do Teatro Corinthians para eventos de terceiros.
Além das datas supracitadas, há uma sessão extra previamente agendada para o dia 9 de fevereiro de 2026 a fim de debater temas pendentes, se houver necessidade.
Segundo o comunicado divulgado pelo Conselho Deliberativo, após a realização das discussões, a Comissão da Reforma do Estatuto do Corinthians terá até o dia 11 de fevereiro para entregar o texto final ao CD. Posteriormente, no dia 13 do mesmo mês, a íntegra do documento será disponibilizada no site oficial do clube para que todos os conselheiros possam estudar as propostas.
Ainda não há uma data estabelecida para que o Conselho vote o novo estatuto. No entanto, de acordo com Romeu Tuma Júnior, esta reunião deve ser realizada até o fim de fevereiro de 2026. Se aprovado, o projeto passará pelo crivo dos sócios em Assembleia Geral, prevista para março do ano que vem.
Ainda ficou definido entre os conselheiros que o novo estatuto já será válido para as próximas eleições do Corinthians, no fim do próximo ano. Já o direito de voto ao Fiel Torcedor entraria em vigor no máximo até o pleito de 2030.
Após a reunião da última segunda-feira, Tuma e outros conselheiros mostraram otimismo para que o direito de voto aos sócios-torcedores seja aprovado pelo Conselho.









































