Portal dos Dragões
·18 Juli 2025
Regresso ao FC Porto? Para já Vítor Pereira não pensa no regresso a Portugal

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·18 Juli 2025
O foco de Vítor Pereira como treinador do Wolverhampton na Premier League limita o seu tempo para acompanhar o futebol português, o qual, segundo ele, não tem mostrado grande evolução nos últimos anos.
“Estou bastante ocupado com o campeonato inglês, a estudar as equipas. Individualmente, tudo é relevante nesta liga. De vez em quando, assisto a um ou outro jogo dos ‘grandes’, mas (…) de fora, a perspetiva é diferente, e não noto uma grande diferença entre o campeonato atual e o da minha época”, comentou o treinador português.
Vítor Pereira fez estas declarações em uma entrevista à agência Lusa, durante a pré-temporada do Wolverhampton em Almancil, Loulé, explicando a sua visão.
“As equipas da frente continuam a ser as mesmas na luta pelos títulos. De vez em quando, uma delas se destaca, como o Sporting agora, o Benfica antes, o Porto em outras alturas, mas as três andam sempre ali. O Braga também se esforça para se juntar a essa luta”, referiu.
O técnico, que deixou Portugal em 2013 após o seu trabalho no FC Porto, continuou a sua análise, destacando a diferença entre as equipas que lutam na primeira divisão, com algumas a destacarem-se por projetos de continuidade.
“Existem equipas a organizar-se, com investimentos de fora, como as que compram as SAD e investem nos clubes da meio da tabela. Sinto uma certa evolução em termos de estruturas e projetos”, observou.
Vítor Pereira citou o Santa Clara e o Famalicão, que têm mostrado projetos “consistentes nos últimos dois ou três anos”, com “algum equilíbrio”, enquanto as outras “não conseguem avançar” e continuam a lutar para evitar a descida.
“Antigamente, a situação era diferente, e os clubes acabavam em dificuldades. Agora, os investidores parecem vir mais preparados para dar continuidade. É assim que vejo o futebol português”, acrescentou.
Quando questionado sobre um possível regresso a Portugal, Vítor Pereira fez uma observação irónica, afirmando que “volta a Portugal no sábado” para matar saudades, mas que o seu foco é demonstrar o seu valor na “melhor liga do mundo”.
“Quando estamos fora, sentimos falta da nossa terra, da comida, da família e dos amigos. Para viver, não trocaria Portugal por nada. Para trabalhar, estou na melhor liga do mundo e quero provar que mereço estar aqui”, disse.
O seu objetivo é evoluir na Premier League, onde espera permanecer “alguns anos”, mas não descarta um “regresso” a Portugal para um clube que lute por títulos.
Vítor Pereira sublinhou que ninguém pode prever o futuro, confessando que não é dado a planos a longo prazo e que se concentra no presente, sem planos para os próximos anos.
“Estou a trabalhar para fazer o melhor possível e espero que os reforços cheguem rapidamente para que a equipa técnica e eu possamos trabalhar e sermos competitivos no campeonato”, concluiu.