Esporte News Mundo
·17 April 2026
Reinaldo revela segredo guardado por anos: “Entrava em campo com medo de errar”

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·17 April 2026

Reinaldo, lateral-esquerdo do Mirassol, admitiu que a fama de jogador engraçado e descontraído prejudicou a forma como foi avaliado ao longo da carreira. Em uma entrevista publicada ao Abre Aspas do GE nesta sexta-feira (17), o jogador de 36 anos afirmou que seus números e desempenho dentro de campo ficaram em segundo plano na percepção do público por causa das brincadeiras que viralizaram nas redes sociais.
– As pessoas ficaram muito na parte da resenha e não olharam tanto para números e performance. Acho que isso pegou muito -, disse o lateral, que disputa o Campeonato Brasileiro pela 15ª temporada consecutiva e já soma mais de 800 partidas como profissional.
O jogador também revelou que os comentários no Instagram chegaram a comprometer sua performance em campo durante a primeira passagem pelo São Paulo. Reinaldo afirmou que entrava nos jogos com medo de errar; ele acredita ter ficado estigmatizado por parte da opinião pública apesar das boas temporadas que realizou no Tricolor.
O ponto mais delicado da entrevista veio quando Reinaldo descreveu o impacto dos comentários no Instagram sobre sua performance. O lateral admitiu que, em determinado momento da primeira passagem pelo São Paulo, o hábito de ler críticas nas redes sociais o transformou num jogador diferente:
– Eu entrava nos jogos com medo de errar, aí me travava -, revelou o jogador

(Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
O período coincidiu com uma fase instável em campo, o que alimentava ainda mais as críticas — e as críticas alimentavam ainda mais o bloqueio. Um ciclo vicioso que só foi quebrado quando Reinaldo tomou uma decisão: parar de olhar. O jogador passou a se questionar porque não estava tendo um bom desempenho durante as partidas; e falou que a virada veio com o nascimento do filho Davi, em 2015, e com uma temporada de recuperação na Ponte Preta, onde marcou contra o São Paulo.
Quando voltou ao Tricolor em 2018, era outro jogador. Mais maduro, mais corajoso e com fome de mostrar que o Reinaldo que saía criticado não era o Reinaldo de verdade. A torcida que antes vaiava passou a chamá-lo de “Kingnaldo”. “Tenho certeza de que performei muito bem”, afirmou, sem falsa modéstia.
A trajetória de Reinaldo começa longe dos holofotes. Criado numa família humilde em Porto Calvo, interior de Alagoas, o lateral ajudava a renda em casa matando galinhas num frigorífico, batendo laje aos domingos com o irmão e empurrando carrinhos de mão nas feiras de rua, subindo e descendo ladeiras com as compras das vizinhas. Antes de virar profissional, nunca havia saído da própria cidade.

(Foto: JP Pinheiro/Agência Mirassol)
A primeira viagem de avião foi diretamente para São Paulo, onde chegou tremendo de frio e espantado com os prédios que só via na televisão. Anos depois, estaria no túnel do Camp Nou olhando para Lionel Messi e pensando em pedir uma foto. Pelo caminho, marcou Arjen Robben, enfrentou o Bayern de Munique em seu segundo jogo como profissional e ainda teve de lidar com um diagnóstico de tuberculose no Sport, clube em que estreou na Série A.
Atualmente Reinaldo está no Mirassol, disputando o Brasileirão pela 15ª temporada consecutiva e com o clube numa campanha histórica que rendeu classificação à Libertadores, Reinaldo segue sem pretensão de parar. Trocou o Instagram pelo espetinho depois do jogo e pela tranquilidade de uma cidade pequena que o acolheu como torcedor fiel. Reinaldo finaliza dizendo que enquanto o corpo tiver forçar e falar ‘vai’, ele vai estar indo.
Langsung









































