Chelsea Fans Brasil
·17 September 2025
Retorno à Champions League, informações da equipe e importância da competição: Todas as palavras de Enzo Maresca antes da partida contra o FC Bayern pela UEFA Champions League

In partnership with
Yahoo sportsChelsea Fans Brasil
·17 September 2025
O Chelsea retorna à UEFA Champions League nesta quarta-feira (17/09) para enfrentar o FC Bayern na Allianz Arena.
Nesta terça-feira o treinador Enzo Maresca conversou com a imprensa antes da partida contra o gigante alemão.
Diante de sua primeira campanha na competição, Enzo Maresca falou sobre a emoção de estar na Champions League, deixando de lado a falta de experiência.
“Em primeiro lugar, estamos muito felizes por estar nesta competição. Um ano atrás, estávamos jogando o play-off da Conference League. Estamos felizes por estar aqui. Com certeza, vencer a Conference League e o Mundial de Clubes ajuda em diferentes aspectos. Em termos de experiência, acho que todos nós, quando começamos algo, temos falta de experiência. Temos que começar e vamos começar amanhã.”
O Chelsea não é cotado como um dos favoritos ao título da Champions League. Questionado se poderia ser um desafiante ao título da competição nesta temporada, Enzo Maresca afirmou pensar jogo após jogo.
“Em primeiro lugar, você já sabe desde a temporada passada que eu sempre gosto de ir jogo a jogo. Você não pode pensar na final ou semifinal se não conseguir vencer jogos na fase de grupos. É a primeira coisa amanhã. Temos o primeiro contra uma equipe fantástica que provavelmente é uma das três, quatro ou cinco favoritas nesta competição. Vamos tentar fazer o nosso trabalho da melhor maneira.”
O Chelsea conquistou todos os títulos possíveis, vencendo a UEFA Conference League na última temporada.
Enzo Maresca falou sobre o significado de vencer a competição na última temporada, bem como a melhoria de seu elenco pelas conquistas recentes.
“Absolutamente sim. Quando você ganha um jogo, isso ajuda a melhorar a confiança, coisas diferentes, aspectos diferentes. Sabendo que cada jogo é diferente, cada competição é diferente. Como eu disse, o Bayern neste momento é provavelmente um dos favoritos, mas vamos tentar fazer o nosso melhor.”
Diferentemente da UEFA Conference League na última temporada, onde mesclou sua equipe em diference competições, Enzo Maresca tem que ir com força máxima na Champions League.
Questionado sobre como irá gerenciar sua equipe e sobre a disponibilidade de Cole Palmer, grande destaque da equipe, Maresca disse;
“Tentamos todos os jogos, mesmo contra o Brentford. Tentamos com o nosso melhor time. Jogo a jogo vamos gerenciar diferentes problemas. Como eu disse no último jogo, Cole [Palmer] não estava 100% apto para jogar 90 minutos. Diferentes jogadores estavam fora. Amanhã vamos tentar colocar o nosso melhor time para o jogo de amanhã. Cole, a três dias de distância, não jogou desde o início porque não foi capaz de fazer isso. Veremos amanhã.”
O Chelsea dominou o Paris Saint-Germain na final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA em julho, vencendo na final pelo placar de 3-0.
Questionado se poderia utilizar do mesmo modelo tático contra o Bayern, Maresca afirmou que cada partida e adversários são diferentes.
“Como eu disse antes, para mim cada jogo é diferente. Para aquele jogo contra o PSG, acho que o time titular, os que estavam no segundo tempo, o plano, tudo funcionou bem. Amanhã é um jogo completamente diferente.”
Nicolas Jackson foi emprestado pelo Chelsea para o FC Bayern e pode fazer sua segunda partida pelo clube alemão e enfrentar sua própria equipe.
Enzo Maresca falou sobre o atacante senegalês, adversário desta quarta-feira pelos Bávaros.
“Eu disse outro dia que sou grato a Nicolas [Jackson] porque se conseguirmos o que conquistamos no ano passado, é porque todos os jogadores, incluindo Nicolas, que estava conosco.” “Mandei uma mensagem para ele depois que ele deixou o clube, agradecendo pela última temporada, desejando-lhe tudo de bom. Nicolas é um cara legal, ele estava conosco, ele estava trabalhando bem. Em termos de regra, para mim é normal. Eu sou da Itália, joguei muitos anos na Espanha. Esta regra, quando você está emprestado, você pode jogar, então para mim está tudo bem.” “[O deixamos sair] Porque nós dois escolhemos dois atacantes, Liam Delap e João Pedro. Acho que ter dois atacantes é um bom número, é o suficiente.”
Na UEFA Conference League o Chelsea teve Filip Jorgensen como goleiro titular, porém Maresca afirmou categoricamente que Robert Sanchez será o titular na UEFA Champions League.
“Amanhã Robert [Sanchez] vai começar, mas com certeza com a quantidade de jogos que temos, Filip [Jorgensen] vai jogar na Premier League, na Liga dos Campeões, na FA Cup, na Carabao. Temos tantos jogos que com certeza Robert não pode jogar todos eles.”
Enzo Maresca fez um bom trabalho com a rotação de seu elenco na última temporada, no entanto com o nível mais elevado na UEFA Champions League, a rotação é um trabalho mais complicado.
Ele falou sobre a possível rotação nas competições com a disputa da UEFA Champions League nesta temporada.
“Ajuda muito se você for capaz de rodar os jogadores, especialmente provavelmente no início da temporada. Você provavelmente pode ir com o mesmo então. É uma longa temporada, muitos jogos, então acho que você tem que fazer isso porque também são jogadores seguros, evite lesões.” “Mas é algo que é ditado jogo a jogo. Não é algo que você possa planejar porque provavelmente você planeja algo e então qualquer problema ou lesão não é possível. Vamos tentar rodar os jogadores sabendo que, como você disse, a Liga dos Campeões é um pouco diferente da competição da temporada passada.”
Enzo Maresca falou sobre o Bayern Munich, destacando as qualidades e experiência da equipe na disputa da UEFA Champions League.
“Acho que o Bayern de Munique é um time que já mostrou no ano passado que está muito perto e pode competir nesta competição, tentar vencer esta competição. Esta é a minha opinião pessoal. Eu os vejo juntos com mais três ou quatro clubes como o favorito para esta competição, mas é minha opinião pessoal.”
Vincent Kompany disse anteriormente que teve uma conversa com Nicolas Jackson sobre a maneira como o Chelsea joga, sobre as táticas e assim por diante.
Questionado se existe alguma preocupação de que Nicolas possa obviamente dar informações detalhadas ao Bayern e se houve algum problema com o atacante, Maresca disse:
“Eu com Nicolas? Eu, pessoalmente, novamente, não tive nenhum tipo de problema com Nicolas e não tenho nenhum problema com Nicolas. Mais uma vez, ele é um cara legal, bom profissional, trabalha bem conosco e é isso. E então a outra pergunta aqui, provavelmente pode ser uma pequena vantagem, porque ele pode perguntar a Nicolas a maneira como trabalhamos, a maneira como tentamos preparar um jogo. No final, Nicolas esteve conosco por uma temporada inteira, então ele sabe exatamente como abordamos os jogos. Mas no final, veremos.”