Retrospecto completo: Fluminense x São Paulo - História e duelos marcantes | OneFootball

Retrospecto completo: Fluminense x São Paulo - História e duelos marcantes | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·27 November 2025

Retrospecto completo: Fluminense x São Paulo - História e duelos marcantes

Gambar artikel:Retrospecto completo: Fluminense x São Paulo - História e duelos marcantes

Com mais de 100 encontros oficiais ao longo da história, Fluminense e São Paulo editam um dos confrontos tricolores de mais tradição no Brasil. E que já aconteceu por diversas competições diferentes, com direito a duelos decisivos na Libertadores e um longo retrospecto pelo Brasileirão.

E tudo começou no longínquo ano de 1933, mais especificamente no dia 20 de agosto. Pelo Rio-São Paulo daquele ano, São Paulo e Fluminense se enfrentaram de forma oficial pela primeira vez — e o time paulista levou a melhor. Venceu por 3 a 0, com dois de Waldemar de Brito e um de Hércules.


Video OneFootball


Os dois ainda se enfrentariam mais uma vez naquela competição, com nova vitória do São Paulo, antes de um hiato de sete anos no confronto (algo impensável hoje em dia). No retorno, em 11 de setembro de 1940, o Fluminense venceu o adversário pela primeira vez, jogando em casa, por 3 a 2.

Números gerais

No total, foram 108 jogos oficiais entre Fluminense e São Paulo ao longo da história. E a vantagem é paulista, com 47 vitórias, enquanto os cariocas levaram a melhor 37 vezes. Ainda houveram 24 empates nos jogos entre os dois, que totalizaram 317 gols (161 para o São Paulo e 156 para o Fluminense).

Na artilharia histórica, ninguém marcou mais gols no confronto que o atacante Luís Fabiano, ex-São Paulo. Foram sete em 11 partidas, um a mais que França e Fred. Washington (pelos dois lados) e Waldo anotaram cinco cada, enquanto um batalhão tem quatro gols: Luciano, Waldemar de Brito, Reinaldo, Rogério Ceni, Tuta, Cano e Roberto Dias.

Jogos marcantes

Com mais de 100 jogos entre dois times tão grandes, a tarefa de escolher as partidas marcantes é árdua. Por isso, o MundoBola separou um momento feliz para cada lado, ambos em jogos de ida e volta. Em um, deu São Paulo; em outro, o Fluminense levou a melhor.

Ainda que o duelo escolhido para o São Paulo faça tempo, é um confronto fundamental para a história do clube. Afinal de contas, o Tricolor precisou passar pelo Fluminense nas quartas de final para caminhar rumo ao título do Brasileirão de 1986 — o segundo da história do clube, nove anos após o primeiro.

E a classificação foi suada. Na ida, o Fluminense venceu por 1 a 0, gol de Washington, que editava o Casal 20 com Assis. O São Paulo ainda teve Zé Teodoro expulso e precisou resolver em casa. Em uma eliminatória agônica para o torcedor são-paulino, Careca só tirou o zero do placar aos 22 do segundo tempo. Aos 32, Muller fez o segundo.

O placar classificou o São Paulo, que havia passado em primeiro no grupo da primeira fase, em segundo no grupo da segunda fase e eliminado a Inter de Limeira nas oitavas. Por fim, o Tricolor ainda tiraria do caminho o America-RJ, na semifinal, antes de bater o Guarani na decisão (após disputa de pênaltis) e ficar com a taça.

Pelo lado da torcida carioca, o confronto mais marcante contra o São Paulo talvez nem seja tão difícil de lembrar. Novamente nas quartas de final, mas dessa vez na Libertadores, os dois brasileiros se cruzaram na edição de 2008. E os dois vinham embalados, com classificações em primeiro lugar de seus grupos.

Nas oitavas, o Fluminense eliminou o Atlético Nacional-COL, enquanto o São Paulo tirou o Nacional-URU. Assim, os dois garantiram o encontro nas quartas, e o time paulista levou a melhor na ida: aproveitando o fator Morumbi, venceu por 1 a 0, gol de Adriano Imperador.

Pois a volta reservaria um Maracanã pulsando com cerca de 70 mil pessoas e uma pressão que o São Paulo não conseguiu segurar. Logo aos 11 minutos, Washington abriu o placar e deixou tudo igual, em um jogo que seguiu assim por algum tempo.

Na segunda etapa, Adriano empatou aos 25 e Dodô, um minuto depois, botou o Fluminense de novo à frente. Quando tudo parecia se encaminhar para uma classificação do São Paulo, devido ao critério de gols marcados fora de casa, Washington surgiu no último minuto para fazer o terceiro e classificar o time do Rio de Janeiro.

O caminho a partir dali é conhecido a todos — e rende menos dores após o título da Libertadores em 2023. Nas semifinais, o Fluminense eliminaria o Boca Juniors, antes de perder a decisão para a LDU, no Maracanã.

Último encontro

O duelo mais recente entre São Paulo e Fluminense aconteceu na 17ª rodada do Brasileirão 2025. Na ocasião, as equipes se encontraram no MorumBis, em partida com mais de 50 mil presentes. E o time da casa levou a melhor por 3 a 1, com gols de Arboleda, Ferreirinha e Gonzalo Tapia. Samuel Xavier descontou.

Lihat jejak penerbit