Portal dos Dragões
·15 September 2025
Ricardo Carvalho não esquece o FC Porto: “Vê-se que Farioli tem muita capacidade”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·15 September 2025
Ricardo Carvalho voltou a pronunciar-se sobre o FC Porto, abordando diversos temas relacionados com o clube. O antigo defesa portista salientou a ascensão de André Villas-Boas à presidência e recordou o tempo em que trabalharam juntos. “Trabalhei com ele diariamente durante quase dois anos, no Shanghai SIPG e no Marselha. Já naquela altura dizia que iria regressar ao FC Porto, mas não como treinador. Seria como presidente. Era o seu objetivo, o sonho de ajudar o clube a crescer além-fronteiras. Não me surpreendeu que fosse candidato nem que vencesse”, disse, elogiando a “grande capacidade” de Villas-Boas para liderar o clube.
Sobre o trabalho de Francesco Farioli, Carvalho considera que o técnico italiano teve um início auspicioso. “Depois de uma época difícil, de transição, este arranque tem sido espetacular. O treinador entrou com o pé direito, a equipa está a jogar bem, a vencer e a convencer. Nota-se que tem muita qualidade e que os jogadores contratados também trouxeram outro nível. Está a construir uma bela equipa”, sublinhou.
Quanto às aquisições para a defesa – Bednarek, Kiwior e Prpic – o ex-central recordou que o futebol é uma modalidade colectiva e que não se podem apontar culpas isoladas. “Não podemos culpar só defesas ou avançados. Quando a equipa não funciona como bloco, tudo se complica. Mas as contratações foram muito boas, tanto atrás como no meio-campo. A equipa está mais equilibrada.”
O antigo internacional acredita que a disputa pelo título será mais renhida nesta temporada. “O FC Porto está muito melhor, mas o Benfica e o Sporting também se reforçaram muito bem. O SC Braga começou menos bem e está um passo atrás. Penso que não haverá a diferença pontual da época passada, porque os três grandes estão muito equilibrados”, analisou.
Por fim, Carvalho não escondeu a emoção ao evocar Jorge Costa, seu antigo companheiro. “Foi um choque. Depois de regressar à Seleção, falávamos mais vezes. O Jorge tinha um coração enorme e representava como ninguém os valores do FC Porto. Estávamos a falar com mais frequência e esta perda deixou-me de rastos. Ninguém está preparado.”
Langsung