Leonino
·25 September 2025
Rui Borges inverte tendência no campeonato e Sporting bate Benfica e Porto aos pontos

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·25 September 2025
São cada vez menos os jogadores portugueses utilizados pelos treinadores e clubes da Liga Portugal Betclic. No entanto, o Sporting acaba por contrariar esta tendência, ao contrário dos seus rivais diretos, Porto e Benfica, que acabam por 'depender' mais de futebolistas estrangeiros nos seus plantéis.
Nas duas últimas jornadas, a equipa treinada por Rui Borges foi aquela que mais jogadores portugueses apresentou no Campeonato Nacional, isto nas partidas frente ao Famalicão e ao Moreirense. Tal acontece apenas após o fecho de mercado, visto que antes este lugar pertencia ao Vitória SC, mas as saídas de três atletas lusos desiquilibraram as contas.
Na partida frente ao Famalicão, o treinador dos leões apostou no total de seis portugueses: João Virgínia, Gonçalo Inácio, Ricardo Mangas, Geovany Quenda, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves foram titulares, mas ainda entraram Eduardo Quaresma e João Simões no decorrer do encontro. Na receção ao Moreirense os escolhidos foram os mesmos, com a única diferença a vir do banco - visto que desta vez apenas Simões foi lançado a jogo.
De resto, também nos golos marcados se vê esta questão. Dos 22 tentos assinalados pelo Sporting na presente temporada, em todas as competições, mais de metade são de jogadores lusos - 13: Trincão (5), Pote (5), Mangas (2) e Quenda (1).
Por esta altura, os comandados de Rui Borges somam o total de 15 pontos n Campeonato Nacional. Os leões encontram-se, assim, no segundo lugar da competição, atrás do Porto, que soma 18 pontos, e à frente do Benfica, com 13.