Glorioso 1904
·20 Januari 2025
In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·20 Januari 2025
Manu Silva, médio do Vitória de Guimarães, está prestes a assinar contrato com o Benfica, tornando-se o primeiro reforço da equipa orientada por Bruno Lage em janeiro. Aos 23 anos, o futebolista luso tem demonstrado grande qualidade no meio-campo, sendo uma das revelações do campeonato português. A contratação do futebolista dos conquistadores representa, assim, uma aposta na juventude, algo que tem sido uma tendência do Glorioso nos últimos anos.
Natural de Santa Maria da Feira, Manu Silva iniciou a sua carreira nas camadas jovens do União de Lamas, passando em seguida pelo Feirense. Foi, contudo, no Vitória de Guimarães que o médio se destacou pela qualidade técnica, visão de jogo e capacidade de recuperação de bola, contando com uma evolução notável, ao serviço dos conquistadores. O Benfica, atento a esses pormenores, não quis perder a oportunidade de garantir o talento do jovem craque.
Este não foi, contudo, o único nome do Vitória de Guimarães associado ao Glorioso. Alberto Costa, lateral-direito, também chamou a atenção dos encarnados. No entanto, o defesa nascido em Santo Tirso acabou por preferir rumar à Juventus neste mercado de inverno. No sentido contrário está o centrocampista, que vai custar 12 milhões de euros, mais 2 milhões por objetivos, aos cofres das águias.
De destacar que, a contratação de Manu Silva acaba por confirmar a aposta do Benfica em jovens promessas. Recorde-se que, com Rui Costa no comando, o Glorioso já assegurou várias pérolas, como foi o caso de Andreas Schjelderup e Gianluca Prestianni. O camisola 21 tem tido, recentemente, mais destaque na equipa A das águias, tendo inclusive apontado o golo na final da Taça da Liga, frente ao Sporting.
No que respeita a números, com a camisola do Vitória de Guimarães, Manu Silva - atualmente com um valor de mercado fixado nos 3 milhões de euros - marcou presença em 28 partidas: 15 da Liga Portugal Betclic, 10 da Liga Conferência, dois da Taça de Portugal e um da Taça da Liga. Ao todo, o médio defensivo de 23 anos regista 1.354 minutos, onde apontou quatro golos e duas assistências.