oGol.com.br
·21 Mei 2025
Salvação ou ruína: United e Tottenham fazem final dos extremos

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·21 Mei 2025
O campeão vai viver a "Glória" e a esperança de dias bem melhores... o derrotado vai sentir o sabor amargo de uma temporada completamente decepcionante. Não dá para escapar destes extremos.
As campanhas de Manchester United e Tottenham na Liga Europa, que vêm de classificações maiúsculas na fase semifinal, contrastam (e muito) com o momento atual da dupla num contexto mais amplo.
Em 16º e 17º na Premier League, respectivamente, Red Devils e Spurs só não flertaram com um fatídico rebaixamento pois as campanhas de Leicester, Ipswich Town e Southampton foram abaixo de qualquer crítica.
Contratado em novembro de 2024, após um fim de ciclo tardio (e pífio) de Erik ten Hag, Ruben Amorim, visto até então como "sensação" do futebol europeu por seu excelente trabalho no Sporting, chegou sob a expectativa de "organizar a casa" e fazer o United olhar para cima... aconteceu exatamente o contrário.
Logo em sua primeira sequência de jogos à frente do clube, o técnico português amargou sete derrotas em dez jogos e adotou um tom de desabafo em uma entrevista coletiva, causando um abalo em seu próprio vestiário.
"Não sou ingênuo. Talvez sejamos o pior time da história do Manchester United. Precisamos reconhecer isso e mudar. Em dez jogos da Premier League, vencemos três. Eu sei disso. Imagine o que é isso para um torcedor do United. Imagine para mim. Você recebe um novo treinador que está perdendo mais do que o anterior. Imagine. Precisamos sobreviver a este momento. Eu sei disso", declarou Amorim, após derrota para o Brighton em janeiro.
Sem conseguir emplacar uma sequência confortável no âmbito doméstico, Amorim conviveu com as turbulências durante toda a temporada e chegou a indicar uma possível saída do clube (o mesmo recuou da ideia pouco depois).
No meio deste caminho, a Europa League surgiu como uma "muleta" para o português. Entre tropeços em casa para clubes de segunda/terceira prateleira no Inglês, o United vencia de forma imponente e deixava um rival importante para trás na competição europeia. A gangorra, ainda que descalibrada, se manteve até o presente momento.
A verdade é que, apesar do cenário de terra arrasada que se viu na Premier League, o United, de Amorim, apresentou soluções coerentes na Liga Europa e, um possível título, carimbando vaga na próxima Champions, pode ser a luz do fim do túnel para uma mudança de chave.
Um estilo de jogo agressivo, que não dá respiro ao adversário e que não perde a sede de buscar o gol. Assim se define o Tottenham idealizado por Ange Postecoglou. A "receita", inclusive, chegou a funcionar em muitos momentos e o técnico empolgou até o mais pessimista dos torcedores, mesmo após a saída de Harry Kane.
Nesta temporada mesmo, o time londrino chocou a Inglaterra ao vencer o poderoso Manchester City por 4 a 1, em pleno Etihad Stadium. Àquela altura, os Spurs ocupavam a sexta colocação do Inglês e davam indícios de que buscariam mais. Ficou só no indicativo.
Tudo parecia caminhar bem, mas o fantasma das lesões resolveu dar as escaras e praticamente desfigurou o Tottenham, especialmente no setor de defesa. Primeiro foi o goleiro Vicario... depois os zagueiros Romero e Van de Ven.
O esfacelamento físico do elenco teve seu preço, mesmo com as tentativas (corajosas) de Postecoglou de utilizar jovens, muitas vezes até adolescentes da Academia do clube, sem perder o seu DNA ofensivo.
Apesar dos esforços do australiano, nada mais funcionou. A queda foi tão brusca que nem mesmo a trajetória construída na Liga Europa foi capaz de fazer o torcedor esquecer o panorama geral. Sobrou até para Daniel Levy, dono do clube, que segue sendo alvo de constantes protestos pelas ruas do norte de Londres.
A própria imprensa local já trata até um possível título de Ange como uma forma de se "despedir" em alta dos Spurs. Não se considera mais a permanência do treinador. Mas estamos falando de futebol...
Seja pelo "recomeço" de Amorim ou pela "saída honrosa" de Postecoglou, o que sabemos é que, na noite desta quinta-feira, os "Deuses do Futebol" vão dar as cartas em Bilbao. A sorte está lançada.
Langsung