Gazeta Esportiva.com
·8 November 2025
Santos encara cenário de incertezas na defesa antes de duelo contra melhor ataque do Brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·8 November 2025

O Santos vive um cenário de incerteza no setor defensivo antes de enfrentar o Flamengo, dono do melhor ataque do Campeonato Brasileiro. O Peixe terá todos os zagueiros à disposição, mas duas dúvidas ainda pairam no ar: qual sistema será utilizado e quem joga?
O Alvinegro Praiano, que briga contra o rebaixamento, terá pela frente o Flamengo, que detém o melhor ataque da competição nacional. O Rubro-Negro carioca marcou 61 gols em 31 jogos, com 120 bolas na rede em toda a temporada. O técnico Juan Pablo Vojvoda, portanto, precisará encontrar alternativas para manter a baliza zero.
Para o compromisso, o treinador contará com um importante reforço na defesa. Pilar defensivo do Santos na temporada, o zagueiro Luan Peres retorna após cumprir suspensão contra o Palmeiras. Ele, então, é opção para o comandante argentino.
Quem também se recolocou no radar de Vojvoda foi Zé Ivaldo. O zagueiro, escanteado após a expulsão contra o Atlético-MG no dia 14 de setembro, voltou ao time titular no clássico contra o Palmeiras. Apesar do revés, o defensor foi um dos destaques do Peixe e chegou a tirar um possível gol de Flaco López em cima da linha.
Luan Peres, portanto, deve retornar ao time titular, enquanto Zé Ivaldo acirrou a disputa por uma vaga no 11 inicial. Adonis Frías e Alexis Duarte também são opções que tem recebido oportunidades. O argentino, inclusive, foi quem se firmou como dupla ao lado do camisa 14.
Luisão e João Basso, por sua vez, não foram sequer relacionados contra o Flamengo. O primeiro não é relacionado desde agosto deste ano, enquanto o último Basso não entra em campo há três meses.
O esquema tático da defesa santista contra o Flamengo também é um mistério. Há dúvida se Vojvoda seguirá apostando no sistema com três zagueiros e alas, ou se voltará a montar uma linha de quatro mais conservadora, com dois laterais e apenas dois zagueiros.
Vojvoda utilizou o sistema com três zagueiros pela primeira vez no empate em 2 a 2 contra o Botafogo, mas no jogo seguinte contra o Fortaleza, na Vila Belmiro, retomou a linha de quatro. Já no clássico contra o Palmeiras, apostou novamente na linha de três.
Contra o Palmeiras, inclusive, Willian Arão chegou a atuar como terceiro zagueiro ao lado de Alexis Duarte e Zé Ivaldo. Já acostumado a ser improvisado na posição, o volante apresentou bom desempenho e se consolidou como opção para o sistema defensivo, caso Vojvoda julgue necessário.
Resta saber, agora, qual será a alternativa do treinador argentino para tentar parar o melhor ataque do Campeonato Brasileiro. O Flamengo, vale lembrar, não contará com os atacantes Plata, suspenso, e Pedro, que se recupera de fratura no antebraço.
Outra vaga aberta no time titular do Santos contra o Flamengo é a lateral direita. Titular contra o Palmeiras na quinta-feira, Mayke recebeu o terceiro amarelo e terá de cumprir suspensão.
A posição, porém, encara um cenário mais certo. Igor Vinícius, que vinha tendo sequência no 11 inicial, deve ocupar a vaga. Outra alternativa é JP Chermont, mas o jovem ainda não jogou com Vojvoda e corre por fora.
Com a derrota para o Palmeiras, o Santos se manteve na zona de rebaixamento do Brasileirão. O Peixe é o 17º colocado da tabela, com 33 pontos, um a menos que o Vitória, primeiro time fora do Z4. Além disso, o Alvinegro Praiano completou quatro partidas sem vencer no torneio.
Langsung









































