Sávio relembra Flamengo x Internacional histórico em 96: 'Jogamos com muita raça' | OneFootball

Sávio relembra Flamengo x Internacional histórico em 96: 'Jogamos com muita raça' | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·28 Maret 2025

Sávio relembra Flamengo x Internacional histórico em 96: 'Jogamos com muita raça'

Gambar artikel:Sávio relembra Flamengo x Internacional histórico em 96: 'Jogamos com muita raça'

Flamengo e Internacional abrem o Brasileirão 2025 se enfrentando neste sábado (29), às 21h, no Maracanã. O confronto tem grandes momentos na história. Um deles foi uma virada memorável da qual Sávio, entrevistado pelo MundoBola Flamengo, relembra com carinho.

O ano era 1996. O Flamengo tinha uma nova configuração do "Ataque dos Sonhos" e buscava fazer um bom ano após o fracasso em 95, no qual comemorou seu centenário. Sávio estava na sua terceira temporada como profissional e, ao lado de Romário, tentava levar o Rubro-Negro às glórias.


Video OneFootball


Em meio à disputa do Carioca, o Flamengo avançava na Copa do Brasil. Nas quartas, enfrentou o Internacional. Ida no Beira-Rio, volta no Maraca. Na primeira partida, Gilberto e Marques marcaram para o Mengão. Do outro lado, porém, Moacir e Leandro "Piu-Piu" Machado (duas vezes) deixaram os gaúchos em vantagem.

Apesar da derrota, colocando fim na sequência de 28 jogos de invencibilidade, o Flamengo de Sávio - que perdeu o jogo por lesão - se manteve confiante. Partida em casa, a Nação e um time azeitado poderiam levar o Mengão à virada. Foi o que aconteceu!

"Foi um duelo muito complicado. Depois de uma derrota no primeiro jogo, ficou ainda mais difícil virar o resultado. Com isso a volta era ainda mais decisiva, mas a confiança era grande e levamos para dentro de campo. Jogamos com muita raça, além de ter feito uma ótima partida. Foi um jogo de muita superação", lembra o "Anjo Loiro".

Sob tutela de Joel Santana, o Rubro-Negro foi para cima. Nélio abriu o placar aos 20 minutos. Pouco depois, Sávio sofreu penalidade. Romário foi para a bola, mas parou no goleiro Sergio Goycochea.

Segundos antes do intervalo, Sávio ampliou. "Uma jogada pela direita, um chute de esquerda. Virar o primeiro tempo com 2 a 0 foi importante", conta ele, que avaliou sua atuação como "muito boa".

Com Sávio comandando as ações de ataque, o Flamengo chegou ao terceiro. Novamente numa penalidade sofrida pelo Anjo Loiro da Gávea. Romário, dessa vez, não perdeu. O Mais Querido ainda sofreu um gol, mas garantiu a classificação, fazendo a festa de milhares de rubro-negros que estavam no Maracanã e ao redor do planeta.

"O Maracanã é sempre especial e aquela noite não foi diferente! Estádio lotado, a Nação empurrando o time e isso refletia muito dentro de campo. Era algo a mais. A única coisa que eu queria era pegar a bola e jogar, retribuir dentro de campo todo o carinho e energia da torcida."

Apesar da vaga garantida na raça, o Flamengo parou na fase seguinte. Após dois empates (1 a 1 e 0 a 0), a equipe caiu contra o Cruzeiro pela extinta regra do gol fora de casa. Sávio fez o gol do Mengo na ida.

O remodelado 'Ataque dos Sonhos' com Sávio, Romário e Nélio

Mais adiante o time conquistou o Carioca invicto após vencer as Taças Guanabara e Rio. Mesmo com o trio de craques, o time foi mal no Brasileirão, ficando em 13º na primeira fase e, consequentemente, não garantindo vaga nos playoffs.

Ainda assim, Sávio lembra com grande carinho dos ex-companheiros, com quem tinha grande entrosamento.

"Era muito bom jogar ao lado de quem sabe muito. Aprendi rapidamente a jogar ao lado do Romário no ataque, sabia do posicionamento dele, onde ele queria a bola, como se posicionava em campo. O Nélio era meu amigo pessoal, uma cara com a identidade rubro-negra, muita raça e um grande talento."

Gambar artikel:Sávio relembra Flamengo x Internacional histórico em 96: 'Jogamos com muita raça'

Foto: Arquivo Pessoal

Sávio também enaltece o grupo e o trabalho do "Papai Joel", destacando ser um time muito comprometido com o que o treinador pedia.

"Era um time muito ofensivo, mas com equilíbrio tático. Dois volantes fortes na marcação (Márcio Costa e Mancuso), dois meias ofensivos (Marques e Nélio), eu e Romário na frente. Um time que fazia muitos gols. Tínhamos muito comprometimento. Era um grupo muito unido. Um ambiente muito saudável", revela o ex-jogador, que fez 262 jogos com o Manto Sagrado e marcou 99 gols.

Flamengo x Internacional

Segundo Sávio, um confronto entre o Flamengo atual e esse de 96 daria um ótimo jogo. Ainda que, nas palavras dele, "o de hoje seja muito mais estruturado em todos os sentidos".

Olhando para o jogo do próximo sábado entre o Rubro-Negro e o Internacional, o Anjo Loiro espera um grande clássico. "É sempre um clássico do futebol brasileiro. São dois ótimos times, bem montados e treinados. Estreia é sempre diferente...", pondera.

Além disso, ele coloca o Mengão como um dos favoritos ao título.

"O Flamengo é um dos favoritos. Acredito em um campeonato equilibrado, com ótimos times e jogadores. Difícil falar em um resultado, mas começar com vitória em casa é sempre importante. Essa é a torcida: iniciar com os três pontos", afirma.

Vale lembrar que Sávio tem motivo em dose-dupla para torcer por uma vitória. Além de rubro-negro, o capixaba de Vila Velha é um dos agentes de Wesley, que vem brilhando com o Manto Sagrado.

Lihat jejak penerbit