AVANTE MEU TRICOLOR
·6 September 2025
Seguindo os passos do pai ídolo no São Paulo, Lucas Miranda é convocado pela Seleção Brasileira Sub-15

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·6 September 2025
Zagueiro foi chamado para defender as cores do Brasil mais uma vez (Foto: Divulgação)
MARCIO MONTEIRO
@avantmtricolor
Filho de peixe, peixinho é. Lucas Miranda continua seguindo os passos do pai, zagueiro que marcou época no São Paulo e se tornou ídolo do clube nos anos 2000.
Também zagueiro,Lucas Miranda foi convocado nesta sexta-feira (5) pela Seleção Brasileira Sub-15 para a disputa da Conmebol Liga Evolución, de 26 de setembro a 6 de outubro, em Assunção, no Paraguai. Antes do torneio, os atletas vão ter um período de treinos em Palmas, Tocantins, de 11 a 22 de setembro.
No último mês de julho,o defensor que se destaca na base tricolor já havia sido convocado para torneio amistoso e agradou, atuando como titular nos testes do Brasil.
“Glória a Deus por mais uma convocação. Vamos por mais sempre, Brasil”, postou o jovem de 15 anos em suas redes sociais celebrando mais uma chamada para a Seleção nacional. E o pai coruja não podia ficar de fora.
“Parabéns filho, você merece”, comentou o papai Miranda, orgulhoso pelo filho. O ex-zagueiro fez mais de 50 jogos pela Seleção Brasileira, conquistando a Copa das Confederações em 2009, a Copa América em 2019, além de ter disputado em 2018 a Copa do Mundo na Rússia. No São Paulo, foi tricampeão brasileiro entre 2006 e 08, além de campeão paulista em 2021.
As atividades do selecionado sub-15 em Palmas vão ser no Centro de Desenvolvimento do Futebol, inaugurado recentemente pela CBF. Na capital do Tocantins, a Seleção vai disputar um amistoso no dia 13, contra a Seleção de Ouro de Tocantins. Depois, no dia 20, faz um jogo-treino com o time sub-15 do Goiás no Centro de Desenvolvimento.
O local foi escolhido para os treinos pelo fato de dispor de gramado sintético, piso que a competição será disputada, no Centro de Treinamento CARDIF, na capital paraguaia.
O Brasil estreia no torneio em 26 de setembro, contra o Peru. Depois, pela fase de grupos, enfrentará Equador, no dia 28, Colômbia, em 2 de outubro, e Venezuela, no dia 4 de outubro.
Lucas Miranda carrega muitas características do pai.Canhoto, alto e forte, foi o capitão do Tricolor sub-14 na conquista do Campeonato Paulista em 2023. Ele está em Cotia, onde escolheu morar, desde os 11 anos.
Em entrevista no mês passado concedida à CBF, o jovem Lucas falou sobre o amor desde cedo pelo futebol e a influência que seu pai teve desde o início.
“Eu jogava sozinho na sala. Mas eu sempre acompanhei meu pai jogando e o convívio dele com os colegas de time. Aí, fui pegando um amor muito grande pelo futebol. Sempre onde eu ia, eu levava uma bola.Até hoje ele me dá dicas após cada jogo, tem sido assim, a gente revê pela TV e ele fica fazendo as observações”, revelou Lucas Miranda.
“Orienta sobre posicionamento, qual era a melhor alternativa, tipo, não precisa saltar nessa bola, tinha que ir mais forte nessa outra, e por aí vai. Ensinava (dar dribles) e ensina até hoje. Diz que não precisa rifar a bola toda hora”.