CBF
·13 Februari 2026
In partnership with
Yahoo sportsCBF
·13 Februari 2026
A Seleção Brasileira Feminina de Beach Soccer encerrou na manhã desta sexta-feira (13) o primeiro microciclo de treinos no ano de 2026. Os trabalhos comandados pela técnica Rose Andrade começaram na segunda-feira (9), quando todas as 12 atletas e os 12 membros da comissão técnica chegaram à Granja Comary.
Além de marcar um fato histórico, por ser a primeira vez que a seleção feminina treinou no campo de areia do centro de treinamento oficial da CBF, em Teresópolis, o período serviu para Rose Andrade iniciar a preparação de sua equipe para o calendário de jogos neste ano e avaliar como as atletas estão física, técnica e mentalmente.
“Esse período de preparação foi importante para a gente trabalhar muito a parte tática e também a parte de comportamento. Priorizamos muito nesse microciclo a questão comportamental dentro e fora de campo. Quero uma equipe com mais atitude durante os jogos. Na parte tática, focamos nas transições, aproveitando o que tem de melhor na nossa Seleção, nas características individuais das jogadoras convocadas. Sugamos o máximo delas, tiramos o melhor de cada uma. Elas puderam assimilar o que a gente quer para a Seleção Brasileira nas competições desse ano”, disse a comandante brasileira.
Para aperfeiçoar esse trabalho, a delegação contou com uma comissão técnica multidisciplinar durante os cinco dias, o que mostra como a CBF vem olhando com mais cuidado para o beach soccer brasileiro. O coordenador Chicão Castelo Branco ressalta a importância disso para o crescimento da modalidade.
“Acredito que esse microciclo deixou bem claro para as atletas e membros da comissão técnica a importância de todas as funções dentro de um grupo de trabalho. Trouxemos um psicólogo pela primeira vez a um microciclo e acredito que foi um acerto muito grande da nossa diretoria, capitaneada pelo diretor Mauro Carmélio e pelo gerente Lavoisier Freire. Cuidar da saúde mental é cada dia mais importante. Além disso, fizemos a parte de análises, de criação de dados, de números, de estatísticas, para a gente começar a criar um sistema e saber para onde a gente está apontando” disse Chicão.
“A missão das seleções agora é manter essa aura, essa ideia de alta performance e, principalmente, ter a certeza de que nosso beach soccer é muito grande e que nós podemos sempre fazer mais e melhor”, afirmou.
A seleção feminina voltará a se reunir em abril para as disputas de torneios internacionais em El Salvador e México. A técnica Rose Andrade fará uma nova convocação no mês de março.









































